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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Alternovértice: as festas alternativas de Belém do Pará como indutor para a prática de ensino do Contato Improvisação
metadata.dc.creator: SILVA, Allan Patrick Lima da
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Luizan Pinheiro da
Issue Date: 18-Jun-2014
Citation: SILVA, Allan Patrick Lima da. Alternovértice: as festas alternativas de Belém do Pará como indutor para a prática de ensino do Contato Improvisação. Orientador: Luizan Pinheiro da Costa. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/830. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver possibilidades de ensino das bases da linguagem do Contato Improvisação a partir de análises observadas, a campo, no molde das Festas Alternativas de Belém do Pará. Acarretando em relações de tríades advindas do Contato Improvisação e das Festas Alternativas, possibilitando a pesquisa um olhar diante da relação do corpo, ambiente e o outro (indivíduo), para haver um processo de ensino-aprendizagem na linguagem da dança no que diz respeito ao Contato Improvisação. Alguns elementos das Festas Alternativas foram evidenciados ao longo deste texto, modo de organização, público alvo, meios de comunicação. Assim como a descrição de um novo modelo de investigação de movimento que foi criado por Steve Paxton, Contato Improvisação. No desenrolar da escrita serão perceptível às relações e correlações que irão se interligar por meio das particularidades que muita das vezes é paralela as suas ideias centrais. A pesquisa conclui em possibilitar um caminho para aquelas pessoas que pretendem difundir a linguagem do Contato Improvisação, partindo do princípio do entendimento das bases que essa linguagem desenvolve. Por não haver registros de como aplicar tais bases, lanço-me a propor novas possibilidades para que sejam desenvolvidas em aulas/experimentos/trabalhos.
Abstract: This research aims to develop possibilities for teaching the foundations of the language of Contact Improvisation from analyzes observed in the field, in the mold of Feasts Alternatives of Belém do Pará. Resulting in relations arising triads of Contact Improvisation Festivals and Alternatives, enabling research a look on the relationship of the body, the environment and the other (single), to be a process of teaching and learning in the language of dance in relation to Contact Improvisation. Some elements of Feasts Alternatives were evidenced throughout this text, mode of organization, audience, media. Just like the description of a new research model of movement that was created by Steve Paxton, Contact Improvisation. In the course of writing will be noticeable to the relationships and correlations that will be interconnected by means of the characteristics that many times it is parallel its central ideas. The research concludes on a path to allow those who wish to spread the language of Contact Improvisation, assuming the understanding of bases that language develops. Because there are no records of how to apply such bases, throw me to propose new possibilities that are developed in classes / experiments / jobs.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Estudo e ensino
Improvisação na dança
Dança - Aspectos antropológicos - Belém
Festas dançantes - Belém
Planos de aula
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

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