Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/827
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Esporte de rendimento na escola: estresse ou diversão? Uma análise a partir do olhar dos educandos
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Maria Cleane Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima
Issue Date: 17-Jul-2018
Citation: RODRIGUES, Maria Cleane Sousa. Esporte de rendimento na escola: estresse ou diversão? Uma análise a partir do olhar dos educandos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/827. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo buscou verificar se o esporte escolar diverte ou estressa os estudantes/atletas vinculados ao Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará. Os elementos que permeiam a vivência do estudante/atleta (de handebol feminino e futsal masculino do Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará), na relação da prática do esporte de rendimento na Educação Física Escolar contribuem para potencializar nestes estudantes, o estresse e/ou a diversão? E, como objetivo geral: Compreender se, na perspectiva do estudante/atleta (de handebol feminino e futsal masculino do Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará), o esporte de rendimento no âmbito escolar contribuem para potencializar nestes estudantes, o estresse e/ou a diversão. A referente pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada junto a 12 estudantes/atletas que fazem parte dos times de handebol feminino e futsal masculino, com idade entre 10 a 16 anos (media de idade igual a 13) sendo todos do time principal. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e foram analisados considerando a técnica de análise do conteúdo. Este estudo demonstrou através dos relatos dos estudantes/atletas as situações que ocorrem nos treinos e nos jogos. Verificamos então, que as dimensões, estresse e diversão, acontecem frequentemente no que diz respeito ao esporte no âmbito escolar. Porém, apesar dos estudantes/atletas inicialmente destacarem as duas vertentes, os mesmos detalharam com ênfase, os agentes estressores em todos os momentos que envolvem o esporte praticado, sendo perceptível nos resultados a frequência do fator estresse no âmbito escolar pela prática do esporte de rendimento em detrimento a dimensão diversão.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Esportes escolares
Stress (Psicologia)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EsporteRendimentoEscola.pdf931,6 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons