Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/819
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Produção acadêmica em dança na educação física escolar
metadata.dc.creator: BRITO, Lana Cristina de
metadata.dc.contributor.advisor1: FRANÇA, Martha de Souza
Issue Date: 15-Jun-2018
Citation: BRITO, Lana Cristina de. Produção acadêmica em dança na educação física escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/819. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desse trabalho é realizar um levantamento do montante de produção acadêmica na última década sobre dança no contexto da educação física escolar. Este trabalho utiliza metodologia inventariante e descritiva, tomando como base para consulta o portal de Periódicos Capes, onde foram selecionadas as publicações na última década (2008 – 2018). Foram utilizadas as seguintes palavras-chave para pesquisa: dança escolar, dança e escola, dança e educação e dança e Educação Física. Verificamos um total de 4217 artigos e produções afins, no entanto apenas 82 publicações no que diz respeito à relevância ao embasamento do professor de Educação Física em seu planejamento escolar no conteúdo dança. Nos achados do presente inventário, constatou-se a relevância curricular da dança nas disciplinas de Educação Física e Artes em diversas publicações. Percebe-se a notória importância da dança como componente de formação na construção do repertório da cultura corporal de movimentos e a sensibilidade nas relações humanas, possibilitando levar a formação integral do indivíduo. No entanto, há uma forte contradição da dança como conteúdo curricular, pois até hoje a dança é trabalhada como atividade extracurricular, pouco trabalhada de forma contextualizada. Esbarramos ainda na falta de formação adequada e pouco se ensina de fato como trabalhar a dança, haja vista a deficiência da formação nas graduações. Os dados desta investigação sinalizam a relativa restrição da produção de conhecimento a respeito do conteúdo dança no Periódico Capes da última década. Sugerimos estudos e produções mais aprofundados a respeito dos benefícios e auxilio pedagógico para dança nas aulas de Educação Física, onde possa ajudar o professor a planejar e aplicar o conteúdo dança em suas aulas de maneira criativa, ampla e diversifica, objetivando o aluno como protagonista do processo de criação.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Keywords: Dança
Dança na educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProducaoAcademicaDanca.pdf219,82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons