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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Efeitos da periodização linear versus periodização ondulatória semanal sobre a potência de membros inferiores
metadata.dc.creator: BENEVIDES, Carlos Eduardo Galeno
metadata.dc.contributor.advisor1: FARIAS, Déborah de Araújo
Issue Date: 29-Mar-2018
Citation: BENEVIDES, Carlos Eduardo Galeno. Efeitos da periodização linear versus periodização ondulatória semanal sobre a potência de membros inferiores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/815. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Treinamento de força (TF) tornou-se uma das formas mais populares para melhorar a aptidão física de um indivíduo e para melhoria de condicionamento de atletas. Resistencia muscular localizada, hipertrofia, força e potência muscular são algumas das manifestações da força que podem ser aprimoradas com o TF. Este estudo teve como objetivo comparar os modelos de periodização linear (PL) e periodização ondulatória semanal (POS) sobre a potência de membros inferiores em adultos saudáveis de ambos os sexos durante um período de 24 semanas (96 sessões) de treinamento. O estudo foi um ensaio clinico randomizado não cego. A amostra contou com 13 sujeitos que foram divididos randomicamente em dois grupos: grupo PL (n = 7) e grupo POS (n = 6). Os participantes foram testados no período pré-treinamento e nas semanas 8, 16 e na semana 24 (pós-treinamento) nos teste de impulsão horizontal (IH) e sargent jump test (SJT). A analise de dados foi expressa em media e desvio padrão e o valor de alpha utilizado para todos os teste foi de p ≤ 0,05. Os resultados mostraram que ambas as periodizações obtiveram aumentos significativos de potência de membros inferiores nos testes de IH e SJT, porém não houve diferença significativa entre os grupos. Contudo, o presente estudo mostra que um programa de treinamento de força realizado durante 24 semanas utilizando periodização linear ou periodização ondulatória semanal podem apresentar resultados satisfatórios para a melhoria da potência de membros inferiores, sendo que a PL pode otimizar resultados superiores aos da POS.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Keywords: Periodização do treinamento físico
Treinamento com pesos
Treinamento de força
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST

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