Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/812
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Fatores associados à incidência de depressão e ansiedade em estudantes universitários do curso de Educação Física
metadata.dc.creator: SILVA, Andreza Maria Siqueira da
metadata.dc.contributor.advisor1: TOMÁS, Alessandra Mendonça
Issue Date: 10-Jul-2018
Citation: SILVA, Andreza Maria Siqueira da. Fatores associados à incidência de depressão e ansiedade em estudantes universitários do curso de Educação Física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/812. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Introdução: o objetivo do estudo foi investigar os índices de depressão e ansiedade em universitários praticantes e não praticantes de exercício físico. Materiais e Métodos: Estudo de caráter transversal e descritivo com análises quantitativas dos resultados que contou com 215 discentes, e foi utilizado uma anamnese e a escala de ansiedade e depressão (HAD). Resultados e Discussão: A faixa etária ficou entre 18 e 46 anos (média de 23,57 ± 4,15 anos de idade), sendo 124 homens e 91 mulheres. Foram discutidos fatores relacionados a características gerais e psicológicas com a prevalência de depressão e ansiedade. Conclusão: Fatores da vida acadêmica podem interferir na saúde mental e prejudicar o processo de aprendizagem. Pode-se afirmar que a práticas de exercícios físicos e lazer são benéficas para manter a qualidade de vida do estudante.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Keywords: Depressão
Ansiedade
Estudantes universitários
Exercícios físicos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FatoresAssociadosIncidencia.pdf745,71 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons