Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/801
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dança e psicomotricidade: uma proposta aplicada nas aulas de dança para crianças, no Centro Educacional Pé de Moleque
metadata.dc.creator: NEVES, Adriana Di Marco
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
Issue Date: 28-Jun-2011
Citation: NEVES, Adriana Di Marco. Dança e psicomotricidade: uma proposta aplicada nas aulas de dança para crianças, no Centro Educacional Pé de Moleque. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. 2011. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/801. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como tema central refletir sobre a relação da prática da dança no contexto escolar com os estudos da psicomotricidade. Possui como objetivo analisar exercícios de dança baseados nas atividades psicomotoras como contribuição para o desenvolvimento do aluno, na faixa etária de cinco a sete anos de idade. Isto é, a intenção se aplica em observar as contribuições da dança para o aprimoramento de habilidades básicas de movimento da criança. Além disso, o presente estudo aborda sobre a importância de um ensino da dança que estimule a liberdade e as possibilidades de movimento, em instituições educacionais regulares. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, realizada com oito crianças do sexo feminino, estudantes da escola infantil da rede particular, Centro Educacional Pé de Moleque, matriculadas nas aulas de dança, ministrada pela pesquisadora que aqui se apresenta. Durante a pesquisa, foram aplicados dez planos de aulas de dança, no período de cinco de abril até cinco de maio, a fim de verificar o aprimoramento de habilidades psicomotoras, sob influência das aulas práticas de dança.
Abstract: This research is focused on reflecting on the relationship of dance practice in the school context with the studies of psychomotor. It has to analyze exercises based on dance activities as a contribution to the psychomotor development of student, aged five and seven years old. That is, the intention is applied to observe the contributions of dance to the improvement of basic skills of movement of the child. Moreover, this study addresses the importance of a dance education that encourages freedom and the possibilities of movement, in regular educational institutions. This research is characterized as an action research conducted with eight female children, students from kindergarten at private schools, Educational Center Kid's Foot, entered the dance classes taught by researcher presented here. During the research plans were applied ten dance classes, from April 5 to May 5, to verify the improvement of psychomotor skills, under the influence of practical lessons dance.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Psicomotricidade
Linguagem corporal
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DancaPsicomotricidadeProposta.pdf1,73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons