Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/prefix/80
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A disseminação da informação por meio dos museus: o caso do Museu do Tribunal de Justiça do Estado do Pará
metadata.dc.creator: ASSIZ, Janette Jean Corrêa de
metadata.dc.contributor.advisor1: CONDURÚ, Marise Teles
Issue Date: 2017
Citation: ASSIZ, Janette Jean Corrêa de. A disseminação da informação por meio dos museus: o caso do Museu do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/80>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Estudo da disseminação da informação por meio dos museus, diante da experiência vivenciada como estagiária na Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), através dos eventos realizados, com os projetos da Visita Guiada e do Museu sobre Rodas, do Museu do TJE/PA, no desempenho da função, como instituição preservadora da memória viva e disseminadora da informação em favor do conhecimento. Procura-se uma forma para compreender como os projetos do Museu fazem essa disseminação e o modo de entendimento. Diante disso, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica, com várias informações, definições e conceitos que abordam a temática em questão. Por meio do estudo sobre os museus, observa-se sua evolução na sociedade e sua atuação como instituição de forma educativa e cultural, tendo como elementos a disseminação da informação e a museologia. Investigou-se como esse conhecimento é disseminado para a sociedade, através de seus eventos e serviços de cunho social, que divulgam a história do poder judiciário. Depreende-se que os projetos do Museu do TJE/PA têm relevante importância como disseminadores da informação, conseguindo alcançar seus objetivos como difusores do conhecimento, ressaltando a sua função social, exercendo um papel educativo como instituição mantenedora do patrimônio histórico-cultural.
Abstract: Study of dissemination of information through museums. In view of experience as a trainee in the court of justice library of State of Pará (TJE/PA). Through the performed events, with the projects guided tour and the museum on wheels, of TJE/PA museum. In the performance of the function, as a preserving i nstitution of living memory and disseminating information for knowledge. A way for understand how the museum projects make this dissemination and the means of understanding. On this, a documental and a bibliographic research was realized, with many informations, definitions and concepts that approach the subject in question. Through the study of museums, it is observed the evolution on society and the performance as an educational and cultural institution, having as elements the dissemination of information and museology. Invesgated how this knowledge is disseminated to the society, through the events and the social services, that publish the judicial Power history. It appears that the projects of the TJE/PA museum have a relevant importance as disseminators of information, obtaining their objectives as diffusers of knowledge, emphasizing the social function, exerting a educational role as a supporting institution of historical-cultural patrimony.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Keywords: Disseminação da informação
Patrimônio histórico-cultural
Museus
Museologia
Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DisseminacaoInformacaoMeio.pdf719,55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons