Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/789
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Modelagem matemática no estudo de funções trigonométricas no ensino médio
metadata.dc.creator: MAIA, Amanda de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: BRAGA, Roberta Modesto
Issue Date: 5-Jun-2018
Citation: MAIA, Amanda de Souza. Modelagem matemática no estudo de funções trigonométricas no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/789. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: A partir da proposta de dinamizar as aulas de Matemática sobre funções trigonométricas no ensino médio objetivou-se analisar como o uso do Geogebra no processo de Modelagem Matemática pode otimizar estas aulas. Para tanto, aplicou-se um questionário de sondagem, uma sequência de três atividades de Modelagem Matemática envolvendo fenômenos periódicos e um questionário final para verificar os resultados gerados pela pesquisa. É possível afirmar com base nos resultados obtidos nesta pesquisa, que a Modelagem Matemática e o GeoGebra são capazes de proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e favorável ao ensino das funções trigonométricas, na medida em que são capazes de envolver os alunos na construção do próprio conhecimento com mais significado.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Modelagem matemática
Funções trigonométricas - Estudo e ensino
Ensino médio
Aprendizagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ModelagemMatematicaEstudo.pdf2,97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons