Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/788
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra
metadata.dc.creator: COSTA, Deise Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, José Geraldo Gonçalves da
Issue Date: 24-Jul-2018
Citation: COSTA, Deise Conceição. Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/788. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Em matemática, associamos sempre a números e cálculos. Entretanto essa ciência vai além disso. Ela ajuda constantemente a resolvermos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia, a organizar o pensamento, a pensar estrategicamente, a racionalizar, a encontrar nosso próprio método de resolver problemas e com mais frequência em sala de aula, sendo esse um método relevante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o qual possibilita os mesmos a conjecturarem que só os algoritmos matemáticos não são suficientes na resolução de um problema. Faz–se necessário adotar determinadas estratégias, ou seja, requer um plano de ação para se chegar à solução. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da rede pública municipal no interior de Magalhães Barata-PÁ, no ensino e na aprendizagem da álgebra, por meio da resolução de problemas. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa na qual foi aplicada uma atividade com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere ao pensamento algébrico, bem como o interesse da turma em resolver problemas algébricos. Em seguida foi aplicado um questionário com o intuito de saber sobre o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo, e também seu interesse pelo ensino da matemática. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de situações problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Álgebra
Aprendizagem
Ensino
Ensino fundamental
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ResolucaoProblemasEnsino.pdf1,97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons