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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Como o processo artístico em dança pode ser abordado e analisado, possibilitando uma maior interação entre figurino, movimento e ato criativo, a fim de alcançar uma prática mais simbiótica?
metadata.dc.creator: LAGO, Deborah Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: GERSTEN-ROBERTS, June
Issue Date: 14-Jan-2014
Citation: LAGO, Deborah Marques. Como o processo artístico em dança pode ser abordado e analisado, possibilitando uma maior interação entre figurino, movimento e ato criativo, a fim de alcançar uma prática mais simbiótica?. Orientador: June Gersten Roberts. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/786. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso em (BA) Dance pela Edge Hill University (Reino Unido) e visa analisar e discutir o processo criativo – movimento corporal aliado ao uso de figurino – de intérpretes criadores (performers) brasileiros e ingleses, a partir de um questionário qualitativoquantitativo (análogo as entrevistas semi-estruturadas do modelo metodológico brasileiro). A pesquisa procura revelar a importância de se incluir, sem hierarquizações de praxe, o figurino no processo criativo em Dança Contemporânea, demonstrando sua pertinência para o ato criativo do intérpretecriador, tal como outros elementos considerados mais essenciais a construção coreográfica como um todo. A figura do intérprete-criador torna-se essencial ao trabalho, que aproxima a análise à prática da própria pesquisadora, incluindo-se a discussão do papel do figurino em processos criativos diversos a partir da vivência do performer. A pluralidade permitida pela dança contemporânea incorre no envolvimento dos conceitos de intenção, ato criativo e forma como intermediadores do processo de criação de movimento e figurino a fim de buscar uma prática mais simbiótica.
Abstract: This specific work was developed as a Work for Conclusion of the Course (BA) Hons Dance held by Edge Hill University (UK). It intends to analyse and to discuss the creative process – as in movement combined to the use of the costume – of British and Brazilian creative dancers and performers, using a qualitative quantitative questionnaire (similar to the half-structured interviews of the Brazilian methodological model). This research tries to reveal the importance of including costume in Contemporary Dance creative process without creating any hierarchy, in a way of demonstrating its relevance for the dancer‟s creative act as well as the other elements, considered more important for the choreographic construction as a whole. The figure of the creative dancer turned up to be essential to the essay that approaches the analysis to the researcher‟s own practice, including the discussion about the role of the costume in many creative processes from the performer‟s point of view and experience. The plurality permitted by contemporary dance incurs in involving the concepts of intention, creative act and form as intermediaries of the process of creating movement and costume, so that is possible to achieve a more symbiotic practice.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança contemporânea
Dança - Processo criativo
Trajes
Corpo e movimento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

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