Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/784
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na Escola de Danças Bella Art
metadata.dc.creator: BARBOSA, Camila de Nazaré Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: DERGAN, João Carlos Cunha
Issue Date: 19-Nov-2012
Citation: BARBOSA, Camila de Nazaré Soares. De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na escola de danças Bella Art. Orientador: João Carlos Cunha Dergan. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/784. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo traçar uma linha histórica, e mostrar através dela aqueles que contribuíram para construção das minhas aplicações pedagógicas na Escola de Danças Bella Art. Divide-se em três capítulos, o primeiro capítulo traça uma linha histórica que descreve a origem do ballet clássico às luzes de Eliana Caminada, Flávio Sampaio, Jack Anderson e Paul Bourcier. O segundo capítulo trata da chegada do Ballet no Brasil e como foi sua trajetória de vinda á Belém do Pará, tomando como parte dessa história também alguns dos grandes nomes da dança clássica em Belém como Augusto Rodrigues, Clara Pinto, Rosário Martins, Alessandra Freitas e Anny Érika Franco, como embasamento teórico novamente os escritos de Eliana Caminada, os estudos de Mestrado de Ana Cristina Freire Cardoso e Giselle Moreira. No terceiro, e último, capítulo revelo minha trajetória artística através da história da construção da Escola de Danças Bella Art. A pesquisa revela a importância que deve se dar á trajetória histórica do ballet clássico para formação da dança em Belém do Pará e junto a ela vemos também a importância de uma ramificação dessa linha da história da dança que se propõe a perpetuar o ensino do ballet clássico no Estado.
Abstract: This study aimed to reveal my teaching practices through narratives. Divided into three chapters, the first chapter draws a historical line describing the origin of classical ballet under the theories of Eliana Caminada, Flavio Sampaio, Jack Anderson and Paul Bourcier. The second chapter illustrates the arrival of Ballet in Brazil and its trajectory to Belém do Pará; considering, the contributions made by great dancers such as: Augusto Rodrigues, Clara Pinto, Rosario Martins, Alessandra Freitas and Anny Erika Franco. Besides the studies of Eliana Caminada, it is used as a theoretical base the dissertations of Ana Cristina Freire and Giselle Cardoso Moreira. The third and final chapter, reveals my artistic development influenced by the foundation dance school Bella Art. This research reveals the importance that should be given to the historical background of classical ballet training to the consolidation of dance in Belém do Pará and along with it, a specific ramification which intends to perpetuate the teaching of the history of classical ballet in the State of Belém do Pará.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Balé - Estudo e ensino
Dança moderna
Dança contemporânea
Dança na educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PontoPontaRevelar.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons