Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/776
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Encantos da terceira idade: um estudo das ações básicas de esforço e sua relação com o brinquedo cantado no processo de criação-ensino-aprendizagem da dança
metadata.dc.creator: LOBATO, Heberton dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, Simei Santos
Issue Date: 9-Sep-2013
Citation: LOBATO, Heberton dos Santos. Encantos da terceira idade: um estudo das ações básicas de esforço e sua relação com o brinquedo cantado no processo de criação-ensino-aprendizagem da dança. Orientadora: Simei Santos Andrade. 2013. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/776. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo trata-se de uma pesquisa em Arte, com foco na linguagem da Dança, tendo como objetivo geral fazer um estudo, por meio do brinquedo cantado, sobre as Ações Básicas de Esforço no grupo Encantos da Terceira Idade em Abaetetuba. Está estruturado em quatro Seções. Na primeira, faz uma breve contextualização da história da dança apresentando os principais teóricos/base que nortearam essa investigação bem como os conceitos de Laban, ludicidade e envelhecimento; na segunda, é descrito o contexto sociocultural onde se deu a investigação trazendo à tona falas das 21 (vinte e uma) interlocutoras; na terceira, externa-se todo o processo vivido/experimentado junto às idosas apontando em análise os efeitos lúdicos no corpo senil; Finalmente, traçam-se as considerações gerais a respeito da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação ou participante numa perspectiva qualitativa, por considerarmos a que melhor se adapta aos objetivos propostos da investigação.
metadata.dc.description.resumen: En el presente estudio es una investigación en arte, centrándose en el lenguaje de la danza, con el objetivo de hacer un estudio a través del juguete cantado en las Acciones Básicos de Esfuerzo en el equipo Encantos da Terceira Idade en Abaetetuba. Se estructura en cuatro secciones. En primer lugar, una breve contextualización de la historia de la danza que presenta la principal base teórica / que guiaron esta investigación, así como los conceptos de Laban, la alegría y el envejecimiento, en la segunda, se describe el contexto sociocultural en el que la investigación se llevó a cabo con lo que las líneas de 21 (veintiún) interlocutores, en el tercero, externo al proceso vivido / experimentado con los ancianos apuntando analizaron los efectos sobre el cuerpo senil lúdica y, por último, elaborar las consideraciones generales sobre la investigación. Se trata de una investigación-acción o participante en una manera cualitativa, teniendo en cuenta el más adecuado a los objetivos de la investigación propuesta.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Estudo e ensino
Idosos - Recreação
Jogos cantados
Educação lúdica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EncantosTerceiraIdade.pdf1,87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons