Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/773
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará
metadata.dc.creator: ROCHA, Diego Augusto Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA NETO, Alberto da Cunha e
Issue Date: 2013
Citation: ROCHA, Diego Augusto Pereira da. O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará. Orientador: Alberto da Cunha e Silva Neto. 2013. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/773. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia dedica-se ao estudo do processo criativo do ator. Utilizo como sujeito o trabalho desenvolvido pelo ator Claudio Barros para a construção física dos personagens do espetáculo Solo de Marajó a partir da ótica do ator-artesão, termo este proposto por mim nesta pesquisa. Através do conceito ator-artesão, proponho também que o ator seja o “artesão de si mesmo”. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizo como principal fonte teórica o método das ações físicas desenvolvido por Jerzy Grotowski. Como resultado, foi constatado que os procedimentos utilizados pelo ator Claudio Barros podem ser considerados como o de um ator “artesão de si mesmo”, o que confere e estimula possíveis pesquisas a respeito do conceito ator-artesão.
Abstract: The present thesis is devoted to the study of the creative process of the actor. The work developed by the actor Claudio Barros is used as the subject for the physical construction of the characters of the spectacle „Solo de Marajó‟ (Marajó‟s land) from the perspective of the craftsman-actor, word proposed by me in this thesis. Through the concept of the craftsmanactor, I also propose that the actor is „his own craftsman‟. For the development of the research I use as the main theoretical source the method of the physical actions developed by Jerzy Grotowski. As a result, it has been found that the procedures used by the actor Claudio Barros can be considered as one of an actor „who is his own craftsman‟, which stimulates possible researches regarding the concept of craftsman-actor.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Teatro brasileiro - Belém (PA)
Folclore - Belém (PA)
Estética teatral
Máscara corporal
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ArtesaoSiMesmo.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons