Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/765
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do
metadata.dc.creator: SILVA, Evelin Beatriz Cardoso da
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
Issue Date: 24-Jun-2014
Citation: SILVA, Evelin Beatriz Cardoso da. Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/765. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal aplicar os princípios do karatê-do no processo de criação em dança. Busca-se refletir o processo coreográfico por meio dos fundamentos do kata Taikyoku Shodan. Como referencial teórico sobre processo de criação trago Fayga Ostrower (1987), sobre karatê-do os ensinamentos Gichin Funakoshi (2000) e, mais especificamente em dança Lindemberg dos Santos (2011) e Ana Flávia Mendes (2010). Trata-se de uma pesquisa ação por exigir o envolvimento ativo da pesquisadora e a ação por parte das pessoas comprometidas com o processo coreográfico na Escola de Dança Ribalta. Partindo de uma abordagem descritiva foi feita a análise do movimento conforme os estudos de Rudolf Laban (2002), Ciane Fernandes (2002) e Lenira Rengel (2006). Assim, o resultado revela mais um caminho para a criação na dança contemporânea.
Abstract: This paper aims to apply the principles of karate-do in the creative process in dance. Seeks to reflect the choreographic process through the fundamentals of Taikyoku Shodan kata. As a theoretical framework about the process of creation Fayga bring Ostrower (1987), about the teachings of karate-Gichin Funakoshi (2000) and more specifically in dance Lindemberg dos Santos (2011) and Ana Flávia Mendes (2010). This is a search action to require the active involvement of the researcher and the action on the part of people committed to the choreographic process in dance school Ribalta. From a descriptive approach to motion analysis was done according to the studies of Rudolf Laban (2002), Ciane Fernandes (2002) and Lenira Rengel (2006). Therefore, the result reveals another way for the creation in contemporary dance.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Coreografia (Dança)
Coreografia - Notação
Artes marciais para crianças
Notação de Laban
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CorposDancamProcesso.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons