Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/76
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Biblioteca escolar: um estudo de caso da biblioteca Monteiro Lobato, da Escola Luiz Nunes Direito, vinculada ao SIEBE
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Gabrielle de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
Issue Date: 2017
Citation: NASCIMENTO, Gabrielle de Sousa. Biblioteca escolar: um estudo de caso da biblioteca Monteiro Lobato, da Escola Luiz Nunes Direito, vinculada ao SIEBE. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/76>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Estuda os produtos, serviços, projeto e atividades da biblioteca Monteiro Lobato, que é vinculada ao SIEBE e faz parte da rede estadual de ensino do Pará. Busca compreender a atuação do profissional bibliotecário dentro dessa unidade de informação. Avalia a biblioteca de acordo com os Parâmetros para Bibliotecas Escolares desenvolvido pelo GEBE, visando enquadrá-la nos níveis básico ou exemplar. A metodologia utilizada no trabalho é de abordagem qualitativa, realizada com o auxílio de entrevistas e questionário. Foi necessária também a pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Apresenta no referencial teórico discussão dos temas: biblioteca escolar, bibliotecário da escola e SIEBE. Aborda o funcionamento, a atuação da bibliotecária e a avaliação da biblioteca escolhida para o estudo de caso. Foi possível visualizar a mudança na biblioteca depois da coordenação da bibliotecária, e, concluir que a biblioteca Monteiro Lobato funciona parcialmente no nível básico estabelecido pelos Parâmetros para Bibliotecas Escolares, apresentando nível exemplar apenas no indicador referente à organização do acervo, sendo este em que a bibliotecária exerce autonomia para desenvolver.
Abstract: This study aim to check the products, projects and activities which occurs in the Library Monteiro Lobato, which is linked to SIEBE, being part of the public education system from Pará state. As well as, try to comprehend the importance of the professional librarian in this educational space. Our study also evaluates and intent to fit this library in basic or exemplar standard according to the Parameters to Scholar Libraries developed by GEBE. A qualitative approach was taken as methodology; we applied as face-to-face interviews and questionnaires. Also, were made field, bibliographical and documental research. Furthermore, our theoretical discussion addresses subjects like: scholar library, scholar librarian and SIEBE. Either, we debate how the chosen library to this study works, observed its library performance and did a general its evaluation. Roughly, was possible see a change after adjustments made by a librarian. Moreover, we concluded that the Library Monteiro Lobato works partially in basic standard, as established by the Parameters to Scholar Libraries. Even tough, it only presents an exemplar standard in the organizational indicators in its bibliographic collection, resulted from the autonomy developed by the librarian.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Bibliotecas escolares
Bibliotecário escolar
Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SIEBE)
Parâmetros para bibliotecas escolares
Biblioteca Monteiro Lobato
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Nunes Direito - Ananindeua (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BibliotecaEscolarEstudo.pdf1,59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons