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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Entrando na roda: a essência do corpo que dança break
metadata.dc.creator: MATTOS, Renan Corrêa de
metadata.dc.contributor.advisor1: SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
Issue Date: 2016
Citation: MATTOS, Renan Corrêa de. Entrando na roda: a essência do corpo que dança break. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/754. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o intuito de instigar por meio dos exemplos e depoimentos citados ao decorrer do texto, um olhar sensível capaz de se autoanalisar, fazendo assim, uma identificação das influências que compõe a dança break que cada B. Boy e B. Girl executa. Desta forma é possível possibilitar um melhor rendimento e aproveitamento de todos os fatores na dança break, uma vez em que é extremamente visível essa falta de interesse nesses fatores por parte dos dançarinos. Durante o decorrer deste trabalho, busquei beber em várias fontes, como a de Macedo (2000), que descreve a etnopesquisa em atuação nas ciências humanas e na educação, Rosário (2012) que em sua pesquisa falando sobre o power move, um estilo de dança dentro do break dance, e que faz um apanhado histórico detalhado da cultura hip hop, Laraia (2001) que fala sobre a dinamicidade da cultura, Oliveira (2009) se tratando das artes visuais com a arte rupestre, Ferracini (2006) discutindo a ideia do corpo-subjétil e Ponty (1945/1994) por meio de Nóbrega (2008) enfatizando o corpo próprio. Na primeira seção deste trabalho, apresento minha história como um diário de bordo de vida. Na segunda seção, desenvolvo um breve histórico sobre o cenário do hip hop em Belém do Pará por meio de depoimentos de atuantes em cada pilar que compõe a cultura hip hop. Na terceira e ultima seção, foco no meu objetivo principal deste trabalho e conto com depoimentos de pessoas que, com o passar do tempo e a pratica neste meio artístico, compreenderam o objetivo geral deste trabalho por si mesmo. Como conclusão, acredito ter que alcançarei os meus objetivos de contribuição com o amadurecimento dos dançarinos de break em Belém - Pará.
Abstract: This course conclusion work was developed with the aim of instigating through examples and testimonials referred to throughout the text, a sensitive look capable of autoanalisar, by doing so, an identification of the influences that make up the break dance every B. Boy and B. Girl runs. Thus it is possible to enable better performance and utilization of all factors in the break dance, since it is extremely visible this lack of interest in these factors by the dancers. During the course of this work, I tried to drink a variety of sources, such as Macedo (2000), which describes the etnopesquisa at work in the human sciences and education, Rosario (2012) that in his research talking about the power move, a style of dance in the break dance, and making a detailed historical overview of hip hop culture, Laraia (2001) talks about the dynamics of culture, Oliveira (2009) the case of the visual arts with the rock art, Ferracini (2006) discussing the idea of body-subjétil and Ponty (1945/1994) by Nobrega (2008) emphasizing the body. In the first section, I present my story as a logbook of life. In the second section, we develop a brief history of the hip hop scene in Belem through active testimonials on each pillar that makes up the hip hop culture. In the third and last section, focus on my main goal of this work and count on testimonies of people who, with the passage of time and practice this art world, they understood the general objective of this work for yourself. In conclusion, I have to overtake my contribution goals with the ripening of break dancers in Belem - Para.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança moderna
Dança de rua
Hip-hop (Cultura popular)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

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