Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/743
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro
metadata.dc.creator: SILVA, Maurilo Almeida da
metadata.dc.contributor.advisor1: BEZERRA, José Denis de Oliveira
Issue Date: 21-Jun-2017
Citation: SILVA, Maurilo Almeida da. Corpus em trânsito: trajetória e formação de um artista-professor de teatro. Orientador: José Denis de Oliveira Bezerra. 2017. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/743. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem por finalidade narrar o processo de construção de um artista professor formado pelo curso de Licenciatura em Teatro da UFPA. Parte das experiências de vida e com as linguagens artísticas, para mostrar um trajeto entrecruzado pelas memórias individuais e coletivas. Para tanto, este trabalho estabeleceu como caminho teórico-metodológico os estudos da memória, a partir dos conceitos apresentados por Le Goff (1990); dos estudos da performance, apresentados por Cohen (2013); e nos estudos do teatro, na perspectiva de Boal (2007), e na construção de processos artísticos, abordado por Rangel (2009). Dessa maneira, as investigações realizadas durante este trabalho tiveram como resultados a abertura de possibilidades de criação em arte/teatro em diálogo com as itinerâncias na vida e na arte, ao criar ou revisitar experiências que valorizem o encontro desses pontos de conhecimento. Portanto, ressaltamos a importância de pesquisas que valorizem e possibilitem essas transversalidades, porque elas caminhos espaços para vozes silenciadas pelo tempo, pelo espaço e pelos diversos processos sociais nos quais estamos inseridos.
Abstract: The present research narrates the process of an artist and a teacher´s education and training at the Theater Education undergraduate course from the Federal University of Para (UFPA). Life and artistic experiences deal mutually between individual and collective memories. This work is underpinned theoretically by Le Goff studies on memory (1990); by Cohen on performance (2013); by Boal on theater (2007), and also Rangel´s approach on artistic processes (2009). In this way, the investigation carried out on this work demonstrates the possibility of a broaden approach about means of creation in art/theater under a dialogue between life and art, while creating or re-visiting experiences that value the meeting of those points of knowledge. We emphasize the importance of a research that values and makes possible those transversalities, because it shows spaces for voices that were silenced by time, by places and also by diverse social processes which we are inserted.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Teatro - Formação do professor
Memória autobiográfica
Atores - Formação artística
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CorpusTransitoTrajetoria.pdf6,63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons