Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/742
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança
metadata.dc.creator: GOMES, Luana Cristina Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Luiza Monteiro e
Issue Date: 2017
Citation: GOMES, Luana Cristina Ribeiro. Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança. Orientadora: Luiza Monteiro e Souza. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/742. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia está imersa na ambiência lúdica dos educandos encontrada na escola Estrada Nova em Belém do Pará, mais especificamente no bairro Pratinha II, como fonte propulsora para o ensino da dança neste ambiente. Além de desenvolver um estudo a partir da metodologia cartografia (ROMAGNOLI, 2009) e de análises das mais variadas expressões corporais Laban (1978), em diálogos construtivos com as autoras Andrade (2012), Dowbor (2007) e Marques (2007), no que diz respeito ao ato de educar através de práticas dançantes no âmbito escolar. Para tanto, no que tange as abordagens Dança, Escola e Educação, esta pesquisa se pauta na estruturação de laboratórios de dança a partir do lúdico (ANDRADE, 2013) da garotada, presente em seu contexto sociocultural e tecendo diálogos possíveis para uma educação de corpo inteiro, haja vista que ao se tratar da cultura escolar, percebe- se um corpo que tem pouca liberdade de expressão. Diante disso, tem- se como objetivo principal, a elaboração de estratégias metodológicas para o ensino da dança inspiradas na ambiência lúdica identificada e que reverbera logo após que a segunda campa toca: o recreio da criançada.
Abstract: This monograph is immersed on the ludical ambience of the students from Estrada Nova School in Belém of Pará, precisely on Pratinha II neighborhood, as a source propulsion of dance local teaching. Developing either from a study based on a cartographic methodology (ROMAGNOLI, 2009) some analisys of the most variety body expressions. LABAN (1978), in constructive dialogues with the authors ANDRADE (2012), DOWBOR (2007) e MARQUES (2007) of educate through dancing practices in the school sphere. This research is based on a estructring of dance laboratories from the ludic to approach dance, school and children’s education close together (ANDRADE, 2013), present in their socio cultural context and doing some possible dialogues for a whole body education, talking about school culture, it’s noticed that they have a freedom expression in small tendences. Considering this, the principal meaning of this monograph is the elaboration of a methodologigal strategies for the dance teaching, inspired by the ludic ambience sound that reverberates right after the second touch: The Break Time.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Jogos infantis
Dança na educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_QuandoSegundaCampa.pdf3,51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons