Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/741
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dança como componente da educação escolar: uma proposta curricular para a inserção da dança na Escola de Aplicação da UFPA
metadata.dc.creator: CHAVES, Larissa Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Luiza Monteiro e
Issue Date: 22-Dec-2017
Citation: CHAVES, Larissa Melo. Dança como componente da educação escolar: uma proposta curricular para a inserção da dança na Escola de Aplicação da UFPA. Orientadora: Luiza Monteiro e Souza. 2017. 137 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/741. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia tem por objetivo propor a estruturação de um currículo de dança para o segundo ano do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação da UFPA- E/AUFPA, bem como analisar e sugerir metodologias utilizadas na aplicação do mesmo frente à escola em questão. Como fundamentação do presente objeto, utilizo as concepções de dança enquanto linguagem, tratadas por Isabel Marques (2011), na busca por uma aplicação crítica e criativa da dança em contexto escolar, baseando-me nas concepções de currículo referendadas por Silva (2010). Neste contexto, destaco a adoção de alguns documentos produzidos pelo Ministério da Educação como importantes instrumentos de auxílio da prática de dança na escola, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte- PCN arte (1997) e a Base Nacional Curricular Comum- BNCC (2017), bem como o estudo de conhecimentos trazidos por autores que se aproximam da arte-educação, como Rudolf Laban (1978), Thereza e Stephen Cone (2015) e Leonora Lobo e Cássia Navas (2007), de acordo com as atualizações necessárias à E/AUFPA. Na busca pela ratificação da linguagem Dança enquanto componente curricular necessário à educação humana, proponho a compreensão da dança enquanto potência educativa, pautada na relação entre movimento e arte.
Abstract: This monograph aims to offer a dance curriculum structuring for the second year of Primary School I of the School of Application of UFPA-E / AUFPA, as well as to analyze and suggest methodologies used in the application of this curriculum for this school. As a foundation for the present object, I resort the conceptions of dance as a language treated by Isabel Marques (2011), in the search for a critical and creative application of dance in a school context, based on the curriculum conceptions endorsed by Silva (2010). Thus, I would like to highlight the adoption of some documents produced by the Ministry of Education as important instruments to aid dance practice in school, such as the National Curriculum Parameters of Art - PCN art (1997) and BNCC National Common Curricular Base (2017), such as Rudolf Laban (1978), Thereza and Stephen Cone (2015), and Leonora Lobo and Cássia Navas (2007), according to the necessary updates to E / AUFPA. In the search for the ratification of the language Dance as a curricular component necessary for human education, I propose the understanding of dance as an educational power, based on the relationship between movement and art.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Currículos - Planejamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DancaComponenteEducacao.pdf8,64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons