Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/739
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil
metadata.dc.creator: SILVA, Jéssica Tatiane Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, Jéssica Tatiane Oliveira. A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil. Orientador: Ricardo Augusto Gomes Pereira. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/739. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar a importância e a contribuição da dança para o desenvolvimento da criança, buscando reconhecer o perfil socioeconômico das crianças beneficiadas pelo ensino da dança, examinando o como a dança acontece na pratica e discutir as contribuições da dança para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Para analisar o presente objeto de pesquisa, adotou-se uma metodologia qualitativa, qual possibilitou a análise do objeto a partir da perspectiva dos sujeitos da dança. O presente estudo foi desenvolvido no município de Belém, utilizando três sujeitos acessados por meio de entrevistas que narram a vivência prática dessa expressão artística em Centros de Dança e Projetos sociais. Os resultados indicaram que o ensino da dança que ocorre nos lugares pesquisados, uma vez que a dança ainda caminha para a afirmação do seu lugar no âmbito escolar, ainda há muito que construir no que cabe à metodologia do ensino de dança e da conquista pelo espaço o ensino.
Abstract: The aim of this study is to identify the importance and contribution of dance to the development of children, seeking to recognize the socioeconomic profile of children benefited by dance education, examining how dance takes place in practice and discuss the contributions of dance to the development of child learning. In order to analyze the present research object, a qualitative methodology was adopted, which enabled the analysis of the object from the perspective of the subjects of the dance. The present study was developed in the city of Belém, using three subjects accessed through interviews that narrate the practical experience of this artistic expression in Dance Centers and Social Projects. The results indicated that the teaching of dance that occurs in the places researched, once the dance still walks towards the affirmation of its place in the school environment, there is still much to build on what is the methodology of teaching dance and conquest through space the education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Dança (Ensino fundamental)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DancaEspacosInformacionais.pdf556,64 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons