Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/738
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Vozes da escola: a dança sob o olhar das mães dos alunos do Colégio Sistema
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Cássia Thais Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Luiza Monteiro e
Issue Date: 2017
Citation: MONTEIRO, Cássia Thais Macedo. Vozes da escola: a dança sob o olhar das mães dos alunos do Colégio Sistema. Orientadora: Luiza Monteiro e Souza. 2017 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/738. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo pauta-se na investigação de perspectivas acerca da dança, especificamente as concepções de um grupo de mães de alunos do Colégio Sistema, de Belém do Pará. A pesquisa dialoga com as discussões a respeito da dança e seu entrelaçamento com a escola e a educação. Objetiva-se despertar a compreensão para a relevância da dança como construtora do conhecimento no contexto escolar, diante da necessidade de conscientizar sobre as contribuições da dança para a educação do indivíduo. A ação metodológica realizou-se por meio de sondagens qualitativas e vivências de dança com as mães dos alunos, permitindo um mergulho na busca de perspectivas, compartilhamentos e conhecimentos. Os principais autores que fundamentam esta pesquisa são: Rubem Alves (2014) com seu olhar voltado para a educação, Fátima Dowbor (2008) com sua noção de educação como marca e Isabel Marques (2007/2011) com suas discussões acerca da dança na escola. Ao final da trajetória desde estudo observou-se que o processo de conscientização/reconhecimento da importância da dança para a educação dos indivíduos ocorreu efetivamente, gerando novos significados e ampliando a rede de conhecimentos.
Abstract: This study is based on the investigation of perspectives about dance, specifically the conceptions of a group of mothers of students from Colégio Sistema, in Belém do Pará. The research dialogues with the discussions about dance and its interlacing with school and education. The objective is to awaken the understanding about the relevance of dance as a knowledge constructor in the context of school, given the need to raise awareness about the contributions of dance to the education of the individual. The methodological action was performed through qualitative surveys and dance experiences with the mothers of the students, allowing a dive in the search of perspectives, shares and knowledge. The main authors that base this research are: Rubem Alves (2014) with his gaze focused on education, Fátima Dowbor (2008) with her notion of education as a brand and Isabel Marques (2007/2011) with her discussions about school dance. In the end of the trajectory since the study, it was observed that the process of awareness / recognition of the importance of dance for the education of individuals occurred effectively, generating new meanings and expanding the knowledge network.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Dança (Ensino fundamental)
Colégio Sistema - Belém (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VozesEscolaDanca.pdf6,14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons