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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Processo de criação e espetacularidade da Rainha do Lago Verde do boto Tucuxi no festival dos botos em Santarém-Pará
metadata.dc.creator: BELO, Mayanny Xavier
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
Issue Date: 2018
Citation: BELO, Mayanny Xavier. Processo de criação e espetacularidade da Rainha do Lago Verde do boto Tucuxi no festival dos botos em Santarém-Pará. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/734. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de criação da Rainha do Lago Verde do Boto Tucuxi, a partir das minhas vivências nos últimos sete anos, como representante deste personagem, assumindo a condição de bailarina-pesquisadora-intérprete. Bem como, buscou estruturar os elementos que compõem a construção do item e correlaciona-los com o estudo da dança, destacando as matrizes espetaculares presentes neste processo, que são essenciais para os estudos das práticas e comportamentos humanos espetaculares organizados, reconhecido pela sigla PCHEO, dos estudos da Etnocenologia. Utilizei como principais autores Salles (2006) e Ostrower (1977) para dialogar sobre o processo de criação e Bião (2007) sobre os estudos da Etnocenologia, principalmente pelas noções de espetacularidade, teatralidade e estados de corpo. Além de Mendes (2010) e Rodrigues (2017) para embasar o diálogo sobre o processo de criação na dança. A metodologia utilizada foi a etnopesquisa segundo Macedo (2012), entendendo como uma auto investigação e descrição pessoal do universo do objeto proposto, enquanto pesquisa qualitativa. Como resultado tem-se a espetacularidade da Rainha do Lago Verde do Boto Tucuxi.
Abstract: This work aimed analyze the creation process of Rainha do Lago Verde do Boto Tucuxi, from my experiences during the last seven years, as representing this character, and assuming the condition of ballerina-researcher-interpreter. It also aimed to structure the elements that take part in the item’s construction and correlate them to dance studies, highlighting the spectacles matrixes present in this process, which are essential to the practice studies, as well as, human organized spectacles behavior studies, recognizes as PCHEO, from studies of etnocenology. Authors such as Salles (2006) and Ostrower (1977) were used to discuss the process of creation, and Bião (2007) for studies related to etnocenology, specially to spectacles, theatre and body states; besides Mendes (2010) and Rodrigues (2017) as basis to the dialog about creation processes in dance. The methodology used was etno-research, according to Macedo (2012), and understanding as an auto-investigation and personal description of the universe of the proposed object, while qualitative research. As a result, the spectacular characteristics of Rainha do Lago Verde do Boto Tucuxi is shown.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Folclore - Santarém (PA)
Festival dos botos - Santarém (PA)
Festas folclóricas - Santarém (PA)
Dança - Processo criativo
Coreografia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

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