Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/732
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1GONÇALVES, Kátia Liége Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5132791406240062pt_BR
dc.creatorSALOMÃO, Joás dos Santos-
dc.date.accessioned2018-09-25T19:47:02Z-
dc.date.available2018-09-25T19:47:02Z-
dc.date.issued2017-08-11-
dc.identifier.citationSALOMÃO, Joás dos Santos. Partituras musicais : possibilidades para o ensino de Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/732. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/732-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva apresentar relação entre a Matemática e a Música, expor breve história de quando esta relação começou a ser percebida pelos Pitagóricos e como esta conexão começou a acontecer. Ainda destaco sobre conteúdos de Matemática que podem ser ensinados por intermédio da Música ao se praticar oficinais interdisciplinares em sala de aula. Foco em conteúdos como frações, proporção e volume, ambos podem ser estudados no 6º ano do Ensino Fundamental. A questão de investigação que permeia este trabalho visa analisar quais as possibilidades as partituras musicais oferecem para o ensino de Matemática em sala de aula. Foram interrogados dois professores não musicais, que lecionam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Questionamentos foram feitos a eles sobre a relação da Matemática e conceitos musicais, com a finalidade de observamos as possibilidades de se aplicar oficinas envolvendo Matemática e Música em sala de aula e quais seriam aos enfrentamentos ao se pensar neste tipo de oficina. E identifiquei que a relação da Matemática com a Música no ambiente escolar pode surtir efeito na prática, ocasionando em um resultado positivo no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2018-09-25T19:46:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_PartiturasMusicaisPossibilidades.pdf: 937706 bytes, checksum: 5d55f6a8178ab7e09590a29f91223c55 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2018-09-25T19:47:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_PartiturasMusicaisPossibilidades.pdf: 937706 bytes, checksum: 5d55f6a8178ab7e09590a29f91223c55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-25T19:47:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_PartiturasMusicaisPossibilidades.pdf: 937706 bytes, checksum: 5d55f6a8178ab7e09590a29f91223c55 (MD5) Previous issue date: 2017-08-11en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 DVDpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectPartituraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titlePartituras musicais : possibilidades para o ensino de Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PartiturasMusicaisPossibilidades.pdf915,73 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons