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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo
metadata.dc.creator: ALVES, Ana Carla de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
Issue Date: 2018
Citation: ALVES, Ana Carla de Souza. Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/728. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Embora tenha ocorrido significados avanços legais, sociais, políticos e outros na área educacional, como podemos ver nas diversas leis que garantem ensino igualitário para todos, a democratização e qualificação plena do processo de ensino aprendizado ainda está longe de ser alcançada, uma vez que não basta criar leis que assegurem tal direito, é necessário que se crie estratégias que garantam sua execução. Para compreender melhor esses avanços, limites e desafios em relação a gestão escolar esta pesquisa tem o objetivo de Analisar de que maneira se processa o fazer pedagógico na escola Elcione Barbalho e qual o lugar assumido pela figura do gestor escolar nesse processo. Para a realização deste estudo foi assumida a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo desenvolvido com uma profissional da educação ocupando a função de vice-diretora. Foi realizada a aplicação de um questionário para capturar os dados referentes ao perfil profissional da participante da pesquisa, em seguida uma entrevista estruturada com perguntas referentes a temática. Os resultados apontam que muitas escolas ainda não se adequaram ao que rege a lei, devido à falta de compromisso ou capacitação dos envolvidos nesse processo, mostrando-nos que muitas escolas ainda não conseguiram se despir por completo das práticas consideradas inapropriadas para atual educação. Utilizando-se dos métodos tradicionais para garantir a organização e a execução de seu trabalho, o que nos mostra a necessidade da intervenção do estado com a criação de estratégias que assegurem os direitos discorridos por leis.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Gestão educacional
Democracia
Escolas - Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

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