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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Pedagogia em ambiente não escolar: a atuação do pedagogo no Hospital Municipal de Castanhal.
metadata.dc.creator: PANTOJA, Edileuda Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: SABINO, Elianne Barreto
Issue Date: 2018
Citation: PANTOJA, Edileuda Costa. Pedagogia em ambiente não escolar: a atuação do pedagogo no Hospital Municipal de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/727. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A hospitalização na vida de uma pessoa pode acarretar prejuízos à condição emocional do ser, ainda mais quando for criança/adolescente, pois, o hospital é um ambiente por muitos considerado hostil e desconhecido. O objetivo deste estudo foi demonstrar como o profissional pedagogo está inserido no mercado de trabalho fora do ambiente escolar, neste caso, o nosso local de pesquisa foi o hospital. Como objetivos específicos buscamos discutir à luz do referencial teórico a Pedagogia em Ambiente Não Formal; entender a pedagogia no hospital, algumas formas de atuação do (a) pedagogo (a) e por fim, identificar a relevância da Pedagogia Hospitalar na reabilitação da criança/adolescente hospitalizado na concepção do (a) pedagogo (a). Pois, a pedagogia hospitalar é uma modalidade que amplia o mercado de atuação do pedagogo. Com base nisso, esta pesquisa foi desenvolvida no Hospital Municipal de Castanhal (HMC), que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo algum tipo de atividade pedagógica a crianças/adolescentes internados. Para que a pesquisa fosse realizada, utilizou-se: pesquisa de campo, bibliográfica e observação no ambiente da pesquisa. Os resultados apontaram para uma prática pedagógica que contribui para o melhoramento do hospitalizado e uma boa aceitação da equipe gestora do HMC.
Abstract: Hospitalization in a person's life can be detrimental to the emotional condition of the being, especially when it is a child, because the hospital is an environment considered by many to be hostile and unknown. The objective of this study was to demonstrate how the educational professional is inserted in the job market outside the school environment, in this case, our research site was the hospital. As specific objectives we seek to discuss in the light of the theoretical reference the Pedagogy in Non-Formal Environment; understand the pedagogy in the hospital, some ways of acting of the pedagogue and finally, identify the relevance of the Hospital Pedagogy in the rehabilitation of the hospitalized child / adolescent in the conception of the pedagogue. For, hospital pedagogy is a modality that broadens the market of the pedagogue's performance. Based on this, this research was developed at the Municipal Hospital of Castanhal (HMC), which attends to the Unified Health System (SUS) offering some kind of pedagogical activity to hospitalized children / adolescents. In order to perform the research, we used: field research, bibliography and observation in the research environment. The results pointed to a pedagogical practice that contributes to the improvement of the hospitalized and a good acceptance of the management team of the HMC.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Pedagogia hospitalar
Formação docente
Prática de ensino
Hospital Municipal de Castanhal
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

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