Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/726
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Libras na formação superior: o perfil dos inscritos no projeto Libras nas Universidades
metadata.dc.creator: CARDOSO, Elton de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: FARO, Rubens Alexandre de Oliveira
Issue Date: 22-Mar-2018
Citation: CARDOSO, Elton de Souza. LIBRAS na formação superior: o perfil dos inscritos no projeto LIBRAS nas Universidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/726. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil dos inscritos que se inscreveram no curso de Libras na UFPA-Castanhal no ano de 2016. O estudo apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, utilizou-se como técnica de coleta de dados o questionário utilizado pelo projeto para a inscrição. Para tanto, este estudo teve como base o formulário de inscrição ao curso, o curso se destinava a discentes de instituições universitárias da cidade de Castanhal (PA). Os resultados indicam que a maioria dos inscritos são discente dos cursos que mais se destacaram foram os dos cursos de licenciatura, a maioria sendo do curso de Pedagogia e educação física, este fato fica claro quando sabemos que esses dois cursos apresentam alunos e professor surdo dentro de seus cursos. Outro fator marcante foi os alunos de alguns cursos que não são da área da licenciatura. Desta forma, verifica-se a importância da difusão da língua de sinais dentro das universidades, pois os sujeitos surdos perpassam por todos os setores e espaços que constitui a UFPA-Castanhal, com isso buscase oferecer inclusão, ao passo que vivemos num contexto inclusivo.
Abstract: The present study aims to characterize the profile of enrollees who enrolled in the course of Libras at UFPA-Castanhal in the year 2016. The study presents a quantitative-qualitative approach, the questionnaire used by the project was used as data collection technique for registration. Therefore, this study was based on the registration form for the course, the course aimed at students of university institutions in the city of Castanhal (PA). The results indicate that the majority of the enrolled students are the most outstanding undergraduate courses, most of them being from the Pedagogy and Physical Education course, this fact becomes clear when we know that these two courses present students and deaf teachers inside of their courses. Another important factor was the students of some courses that are not of the area of the degree. In this way, the importance of the diffusion of the sign language within the universities is verified, since the deaf subjects pass through all sectors and spaces that constitutes the UFPA-Castanhal, in this way it seeks to offer inclusion, whereas we live in an inclusive context.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Inclusão social
Língua brasileira de sinais
Direitos sociais
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal
LIBRAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LibrasFormacaoSuperior.pdf368,22 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons