Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/725
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação do campo – processo avaliativo em classe multisseriada em uma escola na Agrovila São Raimundo do município de Castanhal.
metadata.dc.creator: SANTOS, Joyce Damasceno
metadata.dc.contributor.advisor1: CRUZ, Carlos Renilton Freitas
Issue Date: 2018
Citation: SANTOS, Joyce Damasceno. Educação do campo – processo avaliativo em classe multisseriada em uma escola na Agrovila São Raimundo do município de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/725. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Na realidade das escolas do campo, é comum o trabalho docente acontecer em turmas multisseriadas, ao qual nos referimos a salas de aula com alunos de variadas faixa etárias e níveis de escolarização com um único professor. Levando em conta como processo avaliativo é executado nesse sistema educacional, objetiva-se neste estudo trazer em sua proposta uma análise sobre como se dá o processo avaliativo em classe multisseriada. A pesquisa fundamenta-se através de Caldart (2009), Hage (2005), Santos e Moura (2010), Freire (2005), Araújo e Guarnieri (2010), Luckesi (1992, 2011) Perrenoud (1999). A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando como recurso metodológico o estudo de caso, a observação e a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Embora as condições existenciais e algumas dificuldades sejam apontadas dentro das escolas multisseriada, os resultados indicam que o processo avaliativo na multisserie se desenvolver de forma igual a qualquer outra modalidade de ensino, nessa perspectiva devem ser descartadas visões negativas que se despertam a principio antes de vivenciar a realidade dessas classes.
Abstract: In fact the schools of the field, is the common teaching in multigrade classes happen, which we refer to the classrooms with students of different age range and education levels with a single teacher. In terms of howevaluation process is implemented ineducational system,objective of this study was to bring in his proposal an analysis on how to give the evaluation process in multisseriate class. The research is based through Caldart (2009), Hage (2005), Santos and Moura (2010), Freire (2005), Araújo and Guarnieri (2010), Luckesi (1992, 2011) Perrenoud (1999). The research is a qualitative approach, using as methodological approach the case study, observation and semi-structured interviews to collect data. Although the existential conditions and some difficulties are identified within the multisseriate schools, the results indicate that the evaluation process in multigrade develop equally to any other type of education, this perspective should be discarded negative views that arouse principle before experience the reality of these classes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação rural
Classe multisseriada
Estudantes - Avaliação
Castanhal (PA)
Educação do campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoCampoProcesso.pdf837,51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons