Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/720
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Formação dos professores da Faculdade de Computação da UFPA-Castanhal para inclusão de alunos da educação especial
metadata.dc.creator: CRUZ, Cleidinei Santos Everton
metadata.dc.contributor.advisor1: LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante
Issue Date: 31-Oct-2017
Citation: CRUZ, Cleidinei Santos Everton. Formação dos professores da Faculdade de Computação da UFPA-Castanhal para inclusão de alunos da educação especial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/720. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objetivo caracterizar a formação dos docentes para inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial da faculdade de computação do Campus da Universidade Federal do Pará localizado na cidade de Castanhal. O alegado estudo apresenta uma abordagem quantitativa-qualitativa, e utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário, que contém seis categorias. Participaram da pesquisa 14 professores que se encontravam atuando na faculdade de computação do Campus de Castanhal. Os participantes eram sete do sexo feminino, e sete do sexo masculino, com faixa etária de 23 a 45 anos de idade, sendo que quatro trabalhando em regime substituto e 10 são efetivos. Os resultados deste estudo constataram que todos os docentes possuíam formação em nível superior exigida para este cargo, sendo 13 docentes com grau de mestrado, destes, nove com grau de doutorado, um realizava especialização com conclusão prevista para o ano de 2017. Os resultados evidenciaram ainda que todos os professores em sua formação inicial não tiveram nenhuma disciplina em sua grade curricular acerca da inclusão de pessoas com deficiência, a maioria dos professores já havia atuado com alunos público-alvo da Educação Especial e a deficiência com mais frequência foi a física. Todos os professores se mostraram interessados em receber formação e a solicitação maior foi para uma formação prática para lidar e adaptar material para alunos cegos, surdos e TGD’s. Diante do exposto, percebe-se que os docentes acreditam e querem realizar a inclusão de pessoas pertencentes ao público-alvo da Educação Especial no ensino superior, mas para isso precisam de formação que os possibilite tal realização.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação especial
Professores - Formação
Ensino superior
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de computação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FormacaoProfessoresFaculdade.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons