Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/716
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A gestão educacional no Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011): um “estado da arte”
metadata.dc.creator: CARDOSO, Natasha Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Maria Edilene dos Santos
Issue Date: 16-Dec-2017
Citation: CARDOSO, Natasha Souza. A gestão educacional no Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011): um “estado da arte”. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/716. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções cientificas e acadêmicas publicadas no período de 2007-2017, contidas nas revistas eletrônicas de circulação nacional como a RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e a Revista “Educação em Questão”, tendo como enfoque a dimensão gestão educacional do Plano de Ações Articuladas-PAR, realizando a pesquisa por meio do método de investigação bibliográfico, denominado “estado da arte”. Na busca das produções e suas análises utilizamos as categorias gerencialismo, teoria do capital humano e autonomia/participação. Para contextualizar a temática, fazemos inicialmente uma abordagem sobre o tripé educação-neoliberalismo e capital humano, em seguida enfatizamos o PAR (2007-2011) enquanto ferramenta de planejamento da política educacional e instrumento articulador entre os entes federados (Municípios, Estados e União). Como um dos achados da pesquisa se evidencia a inviabilidade do PAR como instrumento de consolidação do regime de colaboração entre os entes federados, acarretando na fragilização da autonomia dos municípios e no distanciamento da democratização na gestão educacional e elaborado em meio a um conjunto de políticas neoliberais coloca-se como uma ferramenta que reforça o ideário de formação articulado à teoria do capital humano e ao modelo de gestão gerencialista.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Gestão educacional
Plano de Ações Articuladas (Brasil)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GestaoEducacionalPlano.pdf828,48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons