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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Implicações dos modelos de gestão escolar no desempenho de unidades escolares: um estudo bibliográfico
metadata.dc.creator: FERREIRA, José Roberto de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
Issue Date: 20-Mar-2018
Citation: FERREIRA, José Roberto de Carvalho. Implicações dos modelos de gestão escolar no desempenho de unidades escolares: um estudo bibliográfico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/715. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de um estudo em torno da Gestão escolar constituído a partir da problemática – Como o modelo de gestão educacional assumida implica no desempenho de unidades escolares segundo a literatura da área? Em termos de Objetiva, foram traçados os seguintes: Geral: Analisar por meio de um estudo bibliográfico como o modelo de gestão educacional assumida implica no desempenho de unidades escolares, com base na literatura da área. Específicos: Contextualizar a gestão escolar no cenário brasileiro; Identificar os modelos de gestão mais evidentes no contexto escolar segundo a literatura da área; Discutir os referenciais legais que orientam a gestão escolar no Brasil desde a Constituição Federal de 1988; Analisar a gestão escolar democrática como princípio da qualidade na educação brasileira. Foi assumida a abordagem qualitativa a partir de um estudo bibliográfico com base em autores como Marconi e Lakatos e Antônio Joaquim Severino. Os referenciais básicos foram organizados a partir de dois campos: O primeiro teórico conceitual contou, sobretudo, com Heloisa Lück, Vitor Henrique Paro e José Carlos Libâneo. O segundo campo foi de natureza legal, produzido a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N. 9.394 de 1996. A partir do estudo realizado foi possível verificar que embora exista uma referencial legal para que se estabeleça um modelo de gestão pautado no princípio democrático, ainda assim, existem vários modelos que coexistem e que revelam os desafios referentes a se pensar uma escola constituída a partir de objetivos comuns para a comunidade a qual ela atende.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Gestão educacional
Escolas - Organização e administração
Administração escolar
Educação - Qualidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

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