Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/712
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O PNAIC e a educação do campo : um olhar sobre a formação continuada de professores de escolas do meio rural em Castanhal-PA
metadata.dc.creator: SILVA, Aldenize Melo da
metadata.dc.contributor.advisor1: CRUZ, Carlos Renilton Freitas
Issue Date: 11-Apr-2018
Citation: SILVA, Aldenize Melo da. O PNAIC e a educação do campo : um olhar sobre a formação continuada de professores de escolas do meio rural em Castanhal-PA. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/712>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetiva-se compreender a importância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a educação no campo no município de Castanhal-PA nas escolas municipais: Roberto Remigi, Paulo Freire e Santa Terezinha. A fim de analisar se a política de formação continuada de professores dialoga com a realidade do campo e avaliar se a formação do PNAIC é metodologicamente adequada ao meio rural. Na perspectiva de focalizar sobre a formação dos professores por meio do Pacto, a pesquisa foi realizada em três escolas do meio rural da rede pública municipal de Castanha-PA. Essas escolas e os professores obteram esse critério de seleção por se tratar de instituições do meio rural para a que coleta dos dados fosse satisfatória e de conformidade com a temática deste trabalho. Partindo dos nomeados estudos elegeu-se a abordagem qualitativa, bem como o método Estudo de Caso, possuindo os tipos de pesquisa documental e bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi entrevista com roteiro de doze questões semiestruturadas. Os sujeitos informantes da pesquisa foram seis professores atuantes de 2º e 3º ano e de 1º ao 3º ano de classes multisseriadas das séries iniciais. Conclui-se com base no estudo realizado nas escolas pesquisadas, que o PNAIC possui importância para a educação no campo. Tanto para formação dos educadores quanto para alfabetização dos alunos, pois, traz ensinamentos pelas quais os professores podem melhorar seus conhecimentos com intuito de alfabetizar seus alunos na idade certa. Analisou-se de acordo com os relatos dos sujeitos informantes da pesquisa, que a política de formação de professores do PNAIC dialoga com a realidade do campo, porque é voltada para professores de classes multisseriadas com estudos teóricos e práticos diferenciados e apropriados para a realidade vivida no campo. Verificou-se que dentre as teorias e práticas da formação dos docentes das classes de 1º, 2º e 3º ano das séries iniciais, nem todas as discussões e atividades desenvolvidas condizem com a realidade do campo, pois é a mesma formação voltada para professores da zona rural e zona urbana.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação do campo
Educação rural
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)
Professores - Formação
Castanhal (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PnaicEducacaoCampo.pdf530,21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons