Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/709
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História
metadata.dc.creator: SILVA, Márcia Nascimento da
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
Issue Date: 18-Aug-2018
Citation: SILVA, Márcia Nascimento da. Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho intitulado “Ti, Ti, Ti na História: uma ferramenta midiática para o ensino de história”, trata da criação de uma página no Facebook , com objetivo de propor o estímulo à pesquisa e à construção do conhecimento histórico por meio virtual, atentando para as especificidades do trabalho do historiador, que nesse novo momento da busca pela construção do saber histórico, aproxima-se das novas tecnologias da informação e da comunicação como alternativa para motivar os alunos do ensino médio, da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, localizada no distrito de Icoaraci, na cidade de Belém-Pa, a se interessarem pelas aulas de história. Está mais do que evidente, que não há mais espaço para aquela sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, mesas e cadeiras. O professor, na condição de agente de transmissão de conhecimento, e visando melhorar cada vez mais o ensino de História no país, precisa estar atento às novas alternativas de complementar o ensino. A tecnologia é uma delas. É necessário, que escola e professor reconheçam a grande importância que essa ferramenta tem em nossas vidas, afinal, não há nada, atualmente, que atraia mais a atenção de crianças e jovens do que a tecnologia. Já não estamos mais em tempo de ignorar ou evitar o uso dela em sala de aula. Ela está aí, em todos os lugares, o tempo todo .
Abstract: The work seeks to present the Facebook page Ti, Ti, Ti in History, as a technological tool capable of facilitating the teaching-learning process of the History discipline, paying attention to the specifics of the historian's work, that in this new moment of the search for construction of historical knowledge, approaches new approaches and resources for the classroom as an alternative to motivate students to take an interest in history classes. It is clear that there is no room left for the classroom that used to be students, teachers, chalkboard, tables and chairs. The teacher, as agent of transmission of knowledge, and aiming at improving the teaching of History in the country, needs to be attentive to new alternatives to complement teaching. Technology is one of them. It is necessary that school and teacher recognize the great importance that technology has in our lives, after all, there is nothing that currently attracts the attention of children and young people more than technology. We are no longer in time to ignore or avoid using it in the classroom. It's there, everywhere, all the time.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Keywords: Novas abordagens
Saber histórico
Tecnologia
New approaches
Historical knowledge
Technology
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Ensino de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_HistoriaFerramentaMidiatica.pdf2,51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons