Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/708
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Entre desafios e transgressões: o Programa Escola da Terra e a formação de professores em ambiente de reserva extrativista
metadata.dc.creator: AMORIM, Christian Denys Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: NUNES, Francivaldo Alves
Issue Date: 18-Aug-2018
Citation: AMORIM, Christian Denys Martins. Entre desafios e transgressões: o Programa Escola da Terra e a formação de professores em ambiente de reserva extrativista. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/708. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Os estudos voltados para a qualidade educacional dos sujeitos do campo têm, desde 2002, motivado o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ - (UFPA) a sistematiza experiências de práticas pedagógicas escolar em ambiente multisseriado e colaborado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Portanto os caminhos percorridos de nossa pesquisa foi o conhecer a realidade do ensino multisseriado em São Caetano de Odivelas (Pa), identificar o universo da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba (ResexMocapajuba) e sua importância enquanto objeto de estudo de professores e alunos, bem como o de apresentar uma proposta transgressora de ensino do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense e Quilombolas. O Programa Escola da Terra, vinculado ao Ministério da Educação, vêm se contrapondo a realidade marcada pelo abandono e descaso do poder público para com a educação do campo, caracterizado pela falta de infraestrutura da rede física, insuficiência de pessoal, falta de material pedagógico e interferência negativa do poder político local, são alguns dos entraves enfrentados diariamente por professores e alunos das escolas do campo. Na perspectiva de amenizar os problemas decorrentes da falta de formação continuada dos professores a proposta fundamental desse trabalho foi, a partir vivencia desses sujeitos no ambiente da Resex Mocapajuba, promover discussões, reflexões e debates da realidade local das escolas do campo, afim de que se materialize em ações pedagógicas dos educadores em sala de aula qualificando ainda mais seu fazer pedagógico.
Abstract: The studies focused on the educational quality of field subjects have since 2002 motivated the Group of Studies and Research in Field Education in the Amazon - GEPERUAZ - (UFPA) to systematize experiences of pedagogical practices in a multi-seriate environment and collaborated for the improvement of the teaching and learning process of these subjects. Therefore, the paths covered by our research was to know the reality of multi - seriate teaching in São Caetano de Odivelas (Pa), to identify the universe of the Marine Extractivist Reserve of Mocapajuba (Resex Mocapajuba) and its importance as an object of study of teachers and students, as well as to present a transgressive proposal of teaching of the Program of the Earth School, of the Waters and of the Forests of the Amazon Paraense and Quilombolas. The School of Earth Program, linked to the Ministry of Education, has been counteracting the reality marked by the abandonment and neglect of public power in rural education, characterized by a lack of physical network infrastructure, insufficient personnel, lack of pedagogical material and negative interference of the local political power, are some of the obstacles faced daily by teachers and students of the rural schools. In order to alleviate the problems caused by the lack of continuous training of teachers, the basic proposal of this work was, based on the experience of these subjects in the environment of ResexMocapajuba, to promote discussions, reflections and debates on the local reality of rural schools, in order to materialize in pedagogical actions of educators in the classroom qualifying even more their pedagogical doing.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Keywords: Educação do campo
Reserva extrativista
Programa Escola da Terra
Field education
Extractive reserve
Earth School Program
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Appears in Collections:Especialização em Ensino de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_DesafiosTransgressoesProgramas.pdf697,61 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons