Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/707
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Title: Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Loren Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: LOPES, Siméia de Nazaré
Issue Date: 20-Aug-2018
Citation: RODRIGUES, Loren Cristina da Silva. Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo. Orientadora: Siméia de Nazaré Lopes. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/707. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo, foi pensado a partir de um projeto educacional, realizado com turmas do fundamental maior, em parceria com uma comunidade de remanescente quilombola África e Laranjituba, no município de Moju no Estado do Pará. Afim de proporcionar aos alunos não apenas o contato, mas principalmente em fazê-los perceber as lutas, a importância da cultura africana na formação e construção da identidade brasileira. O artigo procura aludir as contribuições acerca do termo decolonialidade alinhados as perspectivas de Quijano , Walsh e Mignolo , autores que problematizam a matriz colonial como grande dominadora a partir de um víeis etnocêntrico no âmbito escolar; assim como, procuram trazer uma nova perspectiva por meio de políticas e práticas educacionais que viabilizem mudanças na construção de novos currículos escolares, com objetivo de promover uma educação antirracista. Faz-se necessário, a comunidade escolar contribuir com projetos interdisciplinares que procurem diminuir as desigualdades sociais e culturais empreendidas pelo eurocentrismo do colonizador. O projeto Filhos do Quilombo, surge a partir da necessidade de aproximar o aluno as práticas culturais tão presentes no nosso cotidiano, compreender também que o mesmo está inserido em uma sociedade multicultural e pluriétnica; reconhecer que o racismo epistêmico, silenciou o conhecimento dos que eram vistos como subalternos e privilegiou o ocidente como o legítimo produtor de conhecimento.
metadata.dc.description.resumen: La idea de creacióndel presente artículo nació a partir de unproyecto educacional, realizado con grupos específicos de laenseñanza primaria, conjuntamente con una comunidad de remanente quilombola África y Larantijuba, enelmunicipio de Moju enel estado de Pará. Conel objetivo de ofrecer a losalumnos no solamenteelcontactopersonal, sino principalmente que ellospuedanpercibirlas luchas y laimportancia de la cultura africana enlaformación y construcción de laidentidadbrasileña. Este artículo busca aludir lascontribuciones acerca del término “decolonialidade” alineadas a las perspectivas de Quijamo, Walsh y Mignolo, autores esos que presentanla matriz colonial como lagran dominadora cuando vista a partir de unpunto de vista etnocéntricoenelámbito escolar; y que tambiénabarcan una nueva matiz a través de políticas y prácticaseducacionalescapaces de promover una educación antirracista. Para eso, es necesario que lacomunidad escolar contribuyaconproyectosinterdisciplinarios que busquendisminuirlas desigualdades sociales y culturales fomentadas por eleurocentrismodel colonizador. El proyecto “filhos do quilombo”, surge a partir de lanecesidad de acercar elestudiante a lasprácticasculturalestan presentes ennuestra vida cotidiana, también se hacenecesarialacomprensión que elestudiante por sí solo hace parte de una sociedad multicultural y pluriétnica; también es imprescindiblereconocer que el racismo epistémico enmudecióelconocimiento de aquellos vistos como inferiores, y privilegióeloccidente como el legítimo productor de conocimiento.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Keywords: Decolonial
Educação antirracista
Novas propostas educacionais
Educación antirracista
Nuevas propuestas educacionales
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Ensino de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_ResistirPersistirOlhar.pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons