Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/704
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Title: Entre tranças e turbantes: análise de uma experiência decolonial em sala de aula
metadata.dc.creator: SILVA, Juliene Dias da
metadata.dc.contributor.advisor1: LOPES, Siméia de Nazaré
Issue Date: 13-Aug-2018
Citation: SILVA, Juliene Dias da. Entre tranças e turbantes: analise de uma experiência decolonial em sala de aula. Orientadora: Siméia de Nazaré Lopes. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/704. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A finalidade deste artigo é propor novas possibilidades referentes ao ensino de história africana e afro-brasileira, por meio de projetos educacionais, sendo mensurado seus resultados por meio de produções textuais dos discentes dos sétimos anos do Colégio São José, localizado no município de Castanhal-PA, antes e após a execução de oficinas aplicadas aos mesmos, considerando e destacando a relevância de se trabalhar as questões étnico-raciais em sala de aula. Este artigo tem como objetivo, destacar os resultados e as mudanças ocorridas nos mesmos, e assim ampliar os conhecimentos em relação a propostas de trabalho referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, refletir acerca de sua importância para a vida da escola. Discutir e combater o preconceito racial presente no espaço escolar, rompendo o silêncio e a negação que se impôs historicamente sobre essa realidade de modo a positivar as relações étnico-raciais. Para tanto, primeiramente será realizado uma discussão teórica acerca das questões étnico-raciais e educação decolonial e os temas relacionados aos mesmos. Em seguida, será apresentado o produto educacional o qual norteia o presente artigo, e por último será exposto os resultados da aplicação do projeto aos alunos da educação básica do município de Castanhal-PA.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Keywords: Ensino de História
Educação decolonial
Educação para as relações étnico-raciais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Ensino de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_TrancasTurbantesAnalise.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons