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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Sala de aula quilombola e o caixote histórico: experiências de um aprendizado significante
metadata.dc.creator: SILVA, Maria Cristina da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: NUNES, Francivaldo Alves
Issue Date: 14-Aug-2018
Citation: SILVA, Maria Cristina da Cruz. Sala de aula quilombola e o caixote histórico: experiências de um aprendizado significante. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/702. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de trabalhar com suportes didáticos para dinamizar o Ensino de História na sala de aula da Educação Básica, em virtude da necessidade de propor novas abordagens que possibilitem a ampliação do conhecimento no ambiente escolar quilombola. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que se caracteriza como um importante meio de estudo para elaborar conhecimentos relacionados ao tema em tela, com aplicação de experiências didáticas em sala de aula. Neste contexto ganha destaque as teorias da História e da Pedagogia como áreas curriculares relevantes na ampliação do conhecimento histórico. Nesta discussão nos debruçamos para dialogar sobre o saber local ventilado na escola quilombola e destacar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, evidenciando as especificidades do espaço escolar e perceber como o conhecimento histórico é percebido no âmbito escolar. Nesta perspectiva foi valorizado o Caixote Histórico, produto didático idealizado como resultado da aprendizagem do Curso de Especialização em Ensino de História promovido pela Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Ananindeua. Quanto aos resultados constatamos por meio da realização de atividades com o produto supracitado que é possível romper práticas tradicionais, desenvolvendo métodos para tornar a aprendizado de História significante.
Abstract: This work aims to show the importance of working with didactic supports to dynamize the Teaching of History in the classroom of Basic Education, due to the need to propose new approaches that allow the expansion of knowledge in the quilombola school environment. The methodology adopted was the bibliographical research that is characterized as an important means of study to elaborate knowledge related to the topic on screen. In this context the theories of historiography and Pedagogy are highlighted as relevant curricular areas in the expansion of historical knowledge. In this discussion, we focus on dialoguing about the local knowledge aired in the quilombola school and highlight the importance of black culture in the formation of Brazilian society, highlighting the specificities of the school space and perceive how the historical knowledge is perceived in the school context. In this perspective, the Historical Crate, idealized didactic product as a result of the learning of the Specialization Course in History Teaching promoted by the Federal University of Pará / Ananindeua University Campus was valued. As for the results we can verify by means of activities with the aforementioned product that it is possible to break traditional practices, developing methods to make the learning of History significant.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Keywords: Ensino de História
Aprendizado
Significante
Caixote histórico
History teaching
Learning
Significant
Historical crate
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Especialização em Ensino de História - CANAN

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