Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/694
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Title: Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
metadata.dc.creator: RAMOS, Adriel Eleris
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
Issue Date: 18-Aug-2018
Citation: RAMOS, Adriel Eleris. Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/694. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O artigo apresenta resultados referentes a pesquisa qualitativa sobre o livro didático de História contemporâneo que se deu a partir da análise da coleção “História, sociedade e cidadania”, de Alfredo Boulos Junior, destinado ao ensino fundamental e uma das coleções aprovadas do PNLD mais distribuída desde seu lançamento em 2015. A partir do levantamento dos dados presentes na coleção, a pesquisa busca entender como o livro didático tem trabalhado alguns conteúdos, como tem organizado sua estrutura, suas abordagens históricas, suas metodologias de aprendizagem, imagens e atividades, como tem inserido os temas transversais presentes na estrutura curricular contemporânea da disciplina de História.
Abstract: The article presents results referring to the qualitative research on the didactic book of contemporary history, which was based on the analysis of the collection "History, society and citizenship", by Alfredo Boulos Junior, for primary education and one of the most widely distributed PNLD collections since its launch in 2015. Based on the data collected in the collection, the research seeks to understand how the textbook has worked on some content, how it has organized its structure, its historical approaches, its learning methodologies, images and activities, as it has inserted the transversal themes present in the contemporary curricular structure of the History discipline.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Keywords: Livro didático de História
Metodologias
Abordagens
Educação contemporânea
History textbook
Methodologies
Approaches
Contemporary education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Ensino de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_LivroDidaticoHistoria.pdf737,74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons