Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/693
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica
metadata.dc.creator: SALGADO, Edgar de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Maria Edilene dos Santos
Issue Date: 2018
Citation: SALGADO, Edgar de Souza. O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/693. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este presente trabalho teve como foco de estudo a Prática Pedagógica de Professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, com análise a partir dos discursos de alunos egressos da 3ª etapa. Nossas questões de estudo foi saber como os alunos egressos concebem a prática pedagógica do professor (a) de matemática e na visão do professor (a) quais são os limites e possibilidades para desenvolver uma boa prática no ensino de matemática na EJA. A escola onde foi realizada a pesquisa foi escolhida por ser a instituição onde tive a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio e por seu histórico na educação pública em Castanhal. Nesta pesquisa temos como OBJETIVO GERAL: Investigar como o aluno egresso da 3ª etapa da EJA da E.E.E.F.M. Maria Pia dos Santos Amaral, localizada na Vila Centenária de Apeú, distrito da cidade de Castanhal no Pará, concebe a prática pedagógica do professor de Matemática e se a mesma contribui para a dificuldade no entendimento da disciplina, e como o próprio professor vê sua prática, sua formação e atuação na educação de Jovens e Adultos. De maneira especifica objetivamos desenvolver estudos na EJA no âmbito da legislação educacional brasileira; perceber como a concepção dos jovens e dos adultos vem avançando na educação brasileira; fazer uma relação entre o conhecimento matemático e a prática pedagógica do professor; detectar na visão de egressos da 3ª etapa da EJA como a prática do professor (a) tem contribuído ou dificultado na aprendizagem; verificar quais são os limites e as possibilidades para uma boa prática pedagógica no ensino de matemática. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa através de dados coletados a partir de questionários e entrevista semiestruturada. O presente trabalho expõe os direcionamentos metodológicos da pesquisa realizada na escola mencionada acima. Através das respostas obtidas pelos questionários aplicados aos alunos e entrevista com a docente de matemática, foram coletados os dados para futuras análises e estudos com base em referenciais teóricos. De um modo geral, os alunos egressos da 3ª etapa da EJA da escola Maria Pia demonstraram uma boa avaliação da prática pedagógica da professora de matemática em sala de aula e a maioria dos estudantes participantes da pesquisa não demonstraram tantas dificuldades no ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina, mencionando terem uma boa relação professor-aluno. Concluiu-se que os resultados apontam que a prática pedagógica desenvolvida pela professora não tem influenciado de forma decisiva na evasão escolar, mas que outros fatores extraescolares têm influenciado nesse problema e demonstram a importância para que novas pesquisas sejam feitas na área para que indagações acerca do assunto sejam respondidas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação de jovens e adultos
Prática de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Castanhal (PA)
Prática de ensino
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoMatematicaEJA.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons