Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/686
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5035093639365870pt_BR
dc.creatorFERNANDES, Gelcimar Leite-
dc.date.accessioned2018-09-11T14:20:47Z-
dc.date.available2018-09-11T14:20:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFERNANDES, Gelcimar Leite. As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA - PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa de campo segundo Bogdan e Biklen, que usou o questionário com base em Chizzotti como técnica de produção de dados e análise de conteúdo categorial segundo Bardin. O referencial teórico é pautado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e Jodelet além de intelectuais como Gatti, Minasi, Libaneo, Tanure, Anjos que discutem Formação de Professores. Os resultados mostram a partir de sete temáticas analíticas, a saber: da dimensão projetiva; da dimensão da formação, da dimensão ética; da dimensão afetiva; da dimensão atitudinal; da dimensão do acesso ao curso e da dimensão sócio institucional, que esses professores vivenciam a formação atravessados por conquistas e dilemas que expressam o modo como a política de formação de professores se materializa e o preço que cada professor/aluno paga no percurso de busca da formação em nível superior.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2018-09-11T14:20:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_RepresentacoesSociaisProfessores.pdf: 422764 bytes, checksum: 4576760e5c59fc1c4c8f806f53ef49ab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2018-09-11T14:20:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_RepresentacoesSociaisProfessores.pdf: 422764 bytes, checksum: 4576760e5c59fc1c4c8f806f53ef49ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-11T14:20:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_RepresentacoesSociaisProfessores.pdf: 422764 bytes, checksum: 4576760e5c59fc1c4c8f806f53ef49ab (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhalpt_BR
dc.subjectPARFOR-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleAs representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RepresentacoesSociaisProfessores.pdf412,86 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons