Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/674
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dificuldades enfrentadas pelas alunas quilombolas ao acesso ao ensino superior por meio do processo seletivo especial da UFPA Campus Castanhal
metadata.dc.creator: LIMA, Elane Cristina Monte
metadata.dc.contributor.advisor1: AMARAL, Assunção José Pureza
Issue Date: 2018
Citation: LIMA, Elane Cristina Monte. Dificuldades enfrentadas pelas alunas quilombolas ao acesso ao ensino superior por meio do processo seletivo especial da UFPA Campus Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/674. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por estudantes de comunidades quilombolas ao acesso ao ensino superior na universidade Federal do Pará. A problemática desta pesquisa questiona o porquê é tão difícil estudantes negros e negras principalmente aqueles que pertencem às Comunidades Quilombolas acessarem o ensino superior? O trabalho envereda-se à abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa utilizando foi de campo, buscando fundamento bibliográfico e documental. O referencial teórico está embasado em Munanga (2009); Amaral (2007); Queiroz (2004); Santos (2015); Oliveira (1999); Muller (1999); Pinsky (2015) entre outros que discutem a História do Negro na sociedade e a trajetória da mulher negra na educação. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, utilizado o método discursivo para analisar as respostas do questionário. Os resultados obtidos neste trabalho estão às dificuldades financeiras para custear os estudos, a distância entre casa/escola durante a conclusão do ensino básico, transporte ou este em condições precárias, a falta de informação e orientação para acessa o ensino superior, omissão do poder público nas comunidades quilombolas, discriminação, preconceito e racismo que ainda permanecem de forma oculta nos ambientes escolares entre outros.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Mulheres - Relações raciais
Quilombolas
Ensino superior
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DificuldadesEnfrentadasAlunas.pdf918,46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons