Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/666
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado
metadata.dc.creator: PUREZA, Frécia Fernanda Franco
metadata.dc.contributor.advisor1: DIAS, Luiz Carlos de Carvalho
Issue Date: 11-Apr-2018
Citation: PUREZA, Frécia Fernanda Franco. Dislexia, família e escola: reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/666. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: As famílias possuem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem das crianças com dislexia, por meio do reconhecimento, aceitação e diagnostico dos transtornos de aprendizagens, pois o mesmo quando não diagnosticado pode acarretar em uma série de problemas na educação destas crianças por não estarem recebendo uma educação adequada. O objetivo da presente pesquisa foi exatamente de escutar da família – responsáveis e familiares - a educação da criança disléxica, arguindo assim: quando ocorre a colaboração por parte da família a criança pode desenvolver um aprendizado significativo. Para tanto a presente pesquisa se deu por meio de pesquisa bibliográfica referentes aos temas que circundam os escritos desse trabalho; autores como. Abreu (2012); Campos (2012); Carneiro (2011); Lima (2014); Lona (2014); Marques (2014); Massi e Santana (2011); Polese et.al. (2011); Rubino (2008); Salvari e Dias (2006); Silva (2015); Silva e Silva (2016) Rodrigues e Silveira (2008); Gonçalves (2011); Carvalho (s/d); Ferreira et al. (s/d). A investigação foi qualitativa – questionário semiestruturada composta por vinte 20 questões aplicada entre três sujeitos de crianças com diagnóstico ou com suspeita de dislexia. Os resultados mostraram o quão fundamental é o papel da família neste processo de reconhecimento, diagnóstico e aceitação, bem como o quão é o desenvolvimento de um trabalho em conjunto entre escola e família para que seja proporcionada a essas crianças uma educação dinamizada e proveitosa.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Dislexia
Educação inclusiva
Família
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DislexiaFamiliaEscola.pdf546,57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons