Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/664
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos
metadata.dc.creator: CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
Issue Date: 20-Mar-2018
Citation: CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro. O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/664. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Trata este estudo de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de construir o perfil socioeconômico de professores que se encontram em processo de formação inicial por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Curso de Pedagogia vinculados a Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal. É uma pesquisa qualitativa de campo, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados aplicado a 30 professores. Os resultados revelam que o Parfor é um programa de significativa relevância para o Brasil, particularmente para o Estado do Pará. Essa relevância se expressa em números a partir da quantidade de cursos ofertados e de professores já formados ou em processo de formação. Apesar disso, existe ainda alguns desafios a serem enfrentados, tanto em relação à permanência do Parfor enquanto macro política de formação de professores, mas também em relação às condições socioeconômicas dos professores que revelam desafios vinculados as condições financeiras e ao modo como se dá relação entre esses e as secretarias de educação nas quais estão vinculados.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
Professores - Condições sociais
Professores - Condições econômicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PerfilSocioeconomicoProfessores.pdf722,52 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons