Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/663
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O debate de gênero na formação das/os pedagogas/os da Universidade Federal do Pará - Campus de Castanhal
metadata.dc.creator: UCHÔA, Ana Janaína de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: SALES, Lilian Silva de
Issue Date: 5-Jul-2018
Citation: UCHÔA, Ana Janaína de Oliveira. O debate de gênero na formação das/os pedagogas/os da Universidade Federal do Pará - Campus de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/663. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho intitulado “O DEBATE DE GÊNEROS NA FORMAÇÃO DAS/OS PEDAGOGAS/OS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS DE CASTANHAL” tem como principal objetivo investigar a importância do estudo da temática de gênero na formação das/os alunas/os concluintes do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Pará, campus de Castanhal, considerando a percepção das/os estudantes, e como específicos i) o que os discentes pensam sobre a relevância da discussão do tema gênero em sua formação ii) analisar as impressões dessas/es discentes sobre as suas experiências com essa temática ao longo do curso de pedagogia do campus de castanhal iii) entender se as disciplinas que trazem essa temática contribuem para tal formação. Para tanto este trabalho utiliza-se de alguns referencias teóricos do campo do estudo de gênero e feminista, a fim de subsidiar e auxiliar a compreensão do debate de gênero na formação das/os pedagogas/os. É fruto de pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, realizada a partir de questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado as/os discentes da turma de pedagogia 2013.2 do turno da noite do referido campus. Como resultado da pesquisa, observamos que as/os discentes consideram importante o debate do tema em sua formação, considerando que a temática contribui de forma positiva em suas práticas pedagógicas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Pedagogos - Formação
Professores - Formação
Ensino
Identidade de gênero na educação
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DebateGeneroFormacao.pdf844,55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons