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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Lei 12.244: perspectiva e realidade em escolas privadas e públicas municipais de Ananindeua/PA
metadata.dc.creator: NEWAR, Christiani Lourdes Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: REDIGOLO, Franciele Marques
Issue Date: 29-Mar-2017
Citation: NEWAR, Christiani Lourdes Melo. A Lei 12.244: perspectiva e realidade em escolas privadas e públicas municipais de Ananindeua/PA. Orientador: Franciele Marques Redigolo. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/66. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda um tema que coloca a biblioteca escolar em pauta. Trata da Lei 12.244 de 24 de maio de 2010 que discorre sobre a Universalização das bibliotecas com determinação para seu cumprimento até 2020. Tendo em seus objetivos específicos explanar aspectos históricos da biblioteca escolar no Brasil partindo da chegada dos Jesuítas ao Brasil a fim de compreender as influências e características deixadas à biblioteca escolar, descrever e comentar cada parágrafo da Lei a fim de levantar as questões que implicam em seu cumprimento, expondo o processo de adaptação em que as bibliotecas escolares terão durante todo o período para que a Lei entre em vigor, a partir da sociedade de profissionais e comunidade escolar. Apresenta a Lei com intuito de conhecimento e entendimento dentro de suas atribuições, mostrando cada parágrafo. Levanta as questões da responsabilidade em fiscalizar e cobrar a aplicabilidade da Lei e quais mecanismos estão sendo elaborados para que até o prazo esta seja cumprida de forma absoluta. Mostram resultados a partir das visitas as escolas públicas e privadas com levantamento de dados que geram o entendimento da funcionalidade e realidade da biblioteca escolar, com apresentação em gráficos que trazem porcentagens a partir dos questionários aplicados a respeito das atividades, materiais, frequência e conceitos dos alunos nas bibliotecas de suas escolas. Torna-se então a abordagem deste tema de extrema relevância na contribuição em tornar visível a biblioteca escolar brasileira.
Abstract: This present work addresses a theme that puts the school library on the agenda. It concerns the law 12.244/2010 that talks about the Universalization of libraries with determination for its execution up to the year 2020. With the specific objectives of explaining the historical aspects of the school library in Brazil starting from the arrival of the Jesuits to Brazil in order to understand their influences and characteristics left to the school library, describing and commenting on each paragraph of Law in order to raise the issues involved in its fulfillment, to explain the process of adaptation in which school libraries will have throughout the period to That the Law enters into force, from the professional society and school community.. It presents the Law with the intention of bringing knowledge and understanding within its assignments, disclosed/displayed in each paragraph. It raises the question of the responsabilities in supervising and collecting the applicability of the Law and which mechanics are being elaborated until the end term so that the Law is accomplished in an absolute way. It displays results from the visits to public and private schools with data surveys that generate the understanding of the functionality and reality of the school library. With presentation in graphs that bring percentages from the questionnaires applied regarding the activities, materials, frequency and concepts of the students in the libraries of their schools. It becomes the approach of this subject of extreme relevance in the contribution in making visible the Brazilian school library.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Lei 12.244/2010
Bibliotecas escolares
Universalização das bibliotecas
Aplicabilidade
Aspectos históricos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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