Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/645
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: “A escola é importante porquê é!”: as vozes de crianças e da professora da educação infantil de uma escola localizada em assentamento de reforma agrária do município de Castanhal-PA
metadata.dc.creator: SILVA, Maria Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Eula Regina Lima
Issue Date: 20-Dec-2017
Citation: SILVA, Maria Alves da. “A escola é importante porquê é!”: as vozes de crianças e da professora da educação infantil de uma escola localizada em assentamento de reforma agrária do município de Castanhal-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/645. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como principal objetivo investigar a educação infantil, de uma escola localizada no território rural, focando a prática e trajetória de uma professora militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da visão que as crianças têm a respeito da a escola e qual sua relação com a família e outros grupos aos quais faz em parte. A problematização dar-se-á no campo das ações desenvolvidas com crianças de uma turma de educação infantil de uma escola localizada na zona rural buscando investigar se as práticas pedagógicas da professora refletem ou contribuem efetivamente e afetivamente para a formação do educando como sujeito de direito? Que concepção de educação Infantil e de educação do campo a professora idealiza? O que as crianças têm a dizer sobre: a relação com a escola? Qual relação da criança com a família? Portanto este estudo caracteriza-se como “estudo de caso”, dividido em três (03) capítulos o primeiro se refere Metodologia da pesquisa, indicando as bases e procedimentos de investigação; o segundo indica estudos bibliográficos quanto ao tema do estudo, dividido em três tópicos, abordando o papel das mães e educadoras (es) para o início da escolarização das crianças nos acampamentos, segundo subtópico trás o início da luta pela educação do Campo através contribuições do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem-terra (MST). O terceiro apresenta considerações a respeito da Educação infantil e da infância do campo, fazendo uma análise teórica do momento histórico e atual. Por último apresentamos analisamos os resultados coletados na pesquisa de campo.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação infantil
Educação rural
Educação do campo
Movimentos sociais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EscolaImportantePorque.pdf2,13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons