Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/637
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Percepções de pais sobre a utilização da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil
metadata.dc.creator: REIS, Marilene do Socorro Batista dos
metadata.dc.contributor.advisor1: AMARAL, Assunção José Pureza
Issue Date: 2-Jul-2018
Citation: REIS, Marilene do Socorro Batista dos. Percepções de pais sobre a utilização da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/637>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discorre sobre a presença de atividades lúdicas na Educação Infantil e, tem como objetivo principal, analisar as percepções que pais de alunos da Educação Infantil têm sobre a utilização de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de seus filhos. Para isso, buscamos fundamentar-nos em autores que abordam o lúdico como proposta educativa no processo de ensino-aprendizagem, atrativa e prazerosa para o aluno, entre os quais destacamos Kishimoto (2008), Dias (2013), Niles e Socha (2014) e Ferreira; Condotta e Monteiro (2014). Para obtermos os dados que compõem tais percepções realizamos uma pesquisa de campo em uma escola municipal de São Miguel do Guamá, cujo instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada com 16 pais de alunos de turmas de 3 anos. O tratamento dos dados teve abordagem qualitativa, cuja técnica de análise foi amparada na análise do conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam que os pais consideram que as atividades lúdicas contribuem para o processo de ensino aprendizagem, mas a maioria atribui destaque para a importância que tais atividades têm para o desenvolvimento social, cognitivo e educacional de seus filhos, o que também colabora para que os alunos tenham maior facilidade para aprender. Também, a maioria dos sujeitos afirma que são informados pela escola da necessidade de se apoiar no lúdico como mecanismo para o processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil, mas até mesmo quem afirma que não mantém essa relação com a escola ou a professora, também reconhece a importância da ludicidade para a criança. Acreditamos que este trabalho possa contribuir de forma significativa para o esclarecimento de pais que ainda não estão informados sobre a relevância da ludicidade no âmbito escolar para o desenvolvimento de seus filhos/alunos. Portanto, ressalvamos a necessidade da família e da escola caminharem juntas numa perspectiva de conscientização sobre a importância da ludicidade voltada para o ensino-aprendizagem, numa relação potencializadora da metodologia lúdico-educativa quando desenvolvida pela escola.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação infantil
Jogos educativos
Brincadeiras
Pais
Ludicidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 DVD
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PercepcoesPaisUtilizacao.pdf549,42 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons