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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O marketing na biblioteca escolar: aplicação na Biblioteca George T. Colman (CCBEU)
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Ariane Nazaré Cardoso do
metadata.dc.contributor.advisor1: REDIGOLO, Franciele Marques
Issue Date: 3-Apr-2017
Citation: NASCIMENTO, Ariane Nazaré Cardoso do. O marketing na biblioteca escolar: aplicação na Biblioteca George T. Colman (CCBEU). Orientador: Franciele Marques Redigolo. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/62. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Evidencia as atividades de marketing em bibliotecas escolares, destacando ações e atitudes organizacionais que podem fazer a diferença,de maneira positiva, nesses ambientes, por meio de um estudo de caso na Biblioteca George T. Colman, do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). Visa, de maneira geral, a incentivar análises e estudos sobre o marketing em bibliotecas escolares por meio de sua aplicação na Biblioteca do CCBEU. Especificamente, objetiva identificar as principais tendências do marketing da informação; investigar como o marketing tem sido planejado e executado nas bibliotecas escolares brasileiras; e analisar como a Biblioteca do CCBEU aplica o marketing, quais estratégias utiliza e quais resultados tem obtido. Apresenta-se como uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, tendo como lócus a Biblioteca George T. Colman, da escola de idiomas CCBEU, unidade Padre Eutíquio, em Belém (PA). Para a coleta de dados, utiliza pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada com a gerente da Biblioteca. Analisa os dados a partir do modelo proposto por Honorato (2004) e Kotler e Keller (2006), identificando os principais elementos do planejamento de marketing e examinando sua aplicação à Biblioteca do CCBEU. Discute os resultados a partir da teoria levantada, destacando os principais aspectos relacionados ao ambiente interno e externo, segmentação, posicionamento, planejamento estratégico e tático e ao composto de marketing, tendo como principais resultados a maior visibilidade da Biblioteca dentro e fora do CCBEU e uma participação mais ativa da unidade de informação no planejamento geral da instituição mantenedora.Conclui que a unidade de informação opera em consonância com o planejamento estratégico do CCBEU e que, embora o marketing possa ser aplicado de forma subconsciente em alguns aspectos, os resultados advindos da busca pela oferta de valor têm sido positivos.
Abstract: Highlightsthe activitiesofmarketingin school libraries, discussingactions and organizational attitudes that canmake a difference, in a positive way, in those environments, through a case study of Biblioteca George T. Colman, of the Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). It aims to provide an incentive to the studies in marketing in school libraries throughits application in CCBEU's Library. Specifically, it aims to identify the main trends in information marketing; to investigate how marketing has been planned and executed in Brazilian school libraries; and analyze how CCBEU's library applies marketing, what strategies have been used and what results have been obtained. It is presented as a qualitative, descriptive research, developedin Biblioteca George T. Colman Library, of the language school CCBEU, unit Padre Eutíquio, in Belém (PA). Uses data collected from documentary research, participatory observation and semi-structured interview with the library manager. Analyzes data using the model proposed by Honorato (2004) and Kotler and Keller (2006), identifying the main elements of marketing planning and examining its application in CCBEU's library. Discusses the results based on the studied theories, highlighting the main indicators related to the internal and external environment, segmentation, positioning, strategic and tactical planning and marketing mix, identifying as main results the greater visibility of the Library inside and outside CCBEU and a more active participation of the information unit in the overall planning of the maintaining institution. Concludes that the library operates harmoniously with the strategic planning of CCBEU and, although marketing may be apllied in a subconscious way, the results of the effort in offering genuine value to its customers has been giving great results.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Marketing de bibliotecas
Bibliotecas escolares
Biblioteca George T. Colman (CCBEU)
Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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