Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/609
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática
metadata.dc.creator: SILVA, Rogério de Matos
metadata.dc.contributor.advisor1: SOARES, Maria Eliana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa
Issue Date: 2-Feb-2018
Citation: SILVA, Rogério de Matos. O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/609. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O Programa “Mais Educação”, como ação da política educacional é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, proporcionando a ampliação da jornada estudantil das escolas da rede pública, por meio de atividades que são agrupadas em macrocampos. Contudo, no ano de 2016 o referido passou por reformulações, onde foi criado o Novo Mais Educação, promulgado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, com mudanças tanto estruturais quanto pedagógicas. Assim, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir acerca da importância do Programa “Mais educação” para a formação de professores, considerando a colaboração de três graduandos mediadores do programa, todos concluintes do curso de Licenciatura de Matemática, bem como os benefícios desse programa para a graduação desses professores. Para o estudo, seguimos um percurso metodológico de três momentos específicos, no primeiro, com a realização da pesquisa de campo, para a qual utilizamos como instrumento entrevistas estruturadas. No segundo momento, a transcrição das informações, e o terceiro a discussão amparada por referenciais bibliográficos, para o qual foram consultados livros, artigos científicos e documentos oficiais. Como conclusão, ressaltamos que o referido programa é essencial para a Formação de Professores porque permite a relação teoria e prática, bem como, a aproximação com o ensino regular pelas ações dos mediadores que, dentre outras, auxiliam no desenvolvimento de sujeitos críticos, reconhecedores de seus direitos e deveres, ampliando os horizontes de conhecimentos, e ainda possibilita acesso a diferentes instrumentos e culturas, oferecendo novas possibilidades de apropriação do aprendizado pelos educandos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Professores de matemática - Formação
Programa Mais Educação (Brasil)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProgramaEducacaoFormacao.pdf657,68 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons