Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/603
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Aprendizagem da matemática : dificuldades para aprender conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio
metadata.dc.creator: CARNEIRO, Letícia de Nazaré Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Issue Date: 4-May-2018
Citation: CARNEIRO, Letícia de Nazaré Souza. Aprendizagem da matemática : dificuldades para aprender conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/603. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa e tem como principal objetivo identificar fatores que dificultam a aprendizagem de conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio para compreender suas principais causas. Participaram deste estudo, 48 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada no distrito do Apeú, no município de Castanhal. Para a constituição das informações, utilizamos como instrumento, questionário com questões semiestruturadas objetivando identificar as causas que contribuem para dificultar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Durante o período que estivemos no campo de investigação, foi possível observar que aprender Matemática ainda é uma questão que preocupa, o que nos levou a fazer reflexões acerca do ensino da Matemática no contexto brasileiro, a partir dos dados informados nos indicadores educacionais. Compreende-se que aprender Matemática não é algo fácil, porém é necessário encontrar meios que possam contribuir para a melhoria do ensino a partir da orientação necessária no sentido de estimular o estudante a desenvolver a capacidade e a habilidade de raciocínio-lógico necessário para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. As informações foram organizadas e analisadas com base nos estudos realizados por teóricos que discutem a temática. Os resultados apontam que ensinar matemática é sempre um grande desafio para os professores e os mesmos devem encontrar meios para vencer esses desafios, encontrando métodos adequado que ajude o estudante a compreender os conteúdos ensinados e sala de aula.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Ensino médio
Dificuldade de aprendizagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AprendizagemMatematicaDificuldades.pdf399,89 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons