Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/601
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Professores que ensinam geometria nos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: SILVA, Eduilson Jose e
metadata.dc.contributor.advisor1: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Issue Date: 30-Apr-2018
Citation: SILVA, Eduilson Jose e. Professores que ensinam geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/601. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este estudo intitulado de “Professores que ensinam Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem como objetivo analisar a dificuldade encontrada por este profissional da educação e compreender quais as estratégias auxiliadora para o ensino da Geometria este usar. A pesquisa apoiou-se primeiramente em conhecer um pouco da historicidade da Geometria, depois em alguns teóricos que refletem sobre o ensino desta, tendo como sujeitos docentes da educação do ensino fundamental. A opção metodológica teve caráter qualitativo e bibliográfico que permitiu análises relevantes. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Participaram deste estudo três professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Vila de São Sebastião da Boa Vista, no munícipio de Marajó – Pará, visando conhecer as estratégias usadas por esses professores para trabalhar a Geometria para estudantes dos Anos Iniciais, considerando a dificuldade de trabalhar este conteúdo, muitas vezes sendo gerado pela falta do aporte pedagógico, pela formação inacabada do professor e pela carência de aproveitamento do estudante na aprendizagem do saber geométrico, proporcionado, como viu-se na pesquisa, na negligencia familiar em acompanhar o processo de aprendizagem de seus pais o que contribui na voz do professor na qualidade do ensino escolar. Os resultados obtidos, apontam que há necessidade de ações de intervenção mais eficientes, na perspectiva de contribuir para a melhoria do ensino de Geometria nos Anos Iniciais das escolas que serviram de ambiente para novas ações que minimize essa dificuldade do educando em aprender a geometria assim como outros tópicos matemáticos para qualidade da educação básica.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Geometria - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Professores - Formação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProfessoresEnsinamGeometria.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons